Desabastecimento de inseticida no controle da Dengue
O Ministério da Saúde está sem um dos inseticidas para combate ao mosquito da dengue. Desde o ano passado está em negociação para a compra do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), Imidacloprida + Praletrina (Cielo UVL®), usado no controle do Aedes na sua forma adulta, visando o período sazonal 2022/2023. No entanto, devido ao cenário internacional, parte dos prazos e protocolos que integram o processo de aquisição de insumos para o controle do Aedes ficaram comprometidos, o que afetou o cronograma de abastecimento nacional.
Neste escopo ressalta-se que a responsabilidade de aquisição é exclusiva do Ministério da Saúde, tendo em vista que antes das aquisições, os insumos deverão passar por várias análises, de forma a garantir sua eficácia na eliminação vetorial e na garantia que não causará danos ambientais. Nem os Estados e nem os Municípios deverão fazer a aquisição de qualquer inseticida.
Com isso todos os municípios estão intensificando as ações de manejo ambiental, com objetivo de minimizar as ocorrências de casos e proliferação vetorial.
Confira o ofício cirular: