COSEMS/MS chama atenção para a importância da vacinação contra o Sarampo

Neste sábado, dia 30 de abril, os municípios de MS vão aderir ao Dia D vacinação contra o Sarampo e a Influenza. O objetivo é de vacinar contra o Sarampo 193 mil crianças, de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) até o final da campanha, e os profissionais de saúde que não tem dose. A população estimada apta a se vacinar contra a Influenza é de 1.048.221, de crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses e 29 dias), profissionais de Saúde, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes e puérperas.

O Presidente do Cosems/MS, Rogério Leite explica “em 2015, 2016 e 2017 não houve casos confirmados de Sarampo no país. Ao analisar a linha histórica percebemos que desde 2018 os casos só aumentam, e devido a pandemia muitas crianças ficaram os cartões de vacina desatualizados. Neste sábado, dia 30, será realizado uma grande mobilização”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no mundo os casos da doença aumentaram 79% nos primeiros dois meses de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. Mais de 17 mil casos de sarampo foram relatados em todo o mundo em janeiro e fevereiro de 2022, em comparação com 9.665 registrados durante os dois primeiros meses de 2021.

“Estes são dados preocupantes, a vacinação é fundamental para auxiliar na interrupção da circulação do vírus. O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode levar a morte. A vacina sempre esteve disponível nos municípios, vamos cuidar das nossas crianças e das nossas famílias”, complementa Rogério Leite.

Boletim epidemiológico nº 15 do Ministério da Saúde

Em 2016 o Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus, em 2016 e 2017, não foram confirmados casos de sarampo no País. Em 2018 foram confirmados 9.325 casos da doença. No ano de 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o País perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos da doença. Em 2020 foram confirmados 8.448 casos e, em 2021, 668 casos de sarampo foram confirmados. E este ano há foram notificados 263 casos suspeitos, destes 13 (4,9%) foram casos confirmados, todos por critério laboratorial. Foram descartados 152 (57,8%) casos, e permanecem em investigação 98 (37,3%)

Saiba mais sobre o Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, que pode levar a complicações e óbitos.

Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. 

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. As principais complicações em crianças são pneumonia, infecções de ouvido e inflamação no cérebro (encefalite aguda).

Tratamento

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina.

Confira o Boletim Epidemiológico nº 15 do Ministério da Saúde no link abaixo:

file:///C:/Users/NLCapille/Downloads/Boletim%20Epidemiol%C3%B3gico%20Vol.53%20N%C2%BA15.pdf

Presidente do Cosems∕MS se reúne com Secretário Estadual de Saúde

No dia 27 de abril, o Presidente do Cosems/MS Rogério Leite se reuniu com o Secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, para tratar de assuntos ligados a saúde pública de Mato Grosso do Sul, como o enfrentamento da pandemia, a vacinação e a retomada das cirurgias no Estado.

Representando todos os Secretários de Saúde de MS, Rogério Leite conta “com todo trabalho desenvolvido pela SES e os municípios de MS, nos tornamos mais fortes, e juntos reafirmamos o compromisso na formatação de toda a rede de saúde pública do Estado. Temos sempre novos desafios na saúde pública, mas com planejamento vamos desenvolvendo ações para levar saúde e bem-estar a todos”.

Na ocasião, Flávio Bitto reafirmou o seguimento das ações “quero continuar com esta união que se estabeleceu durante o enfrentamento da pandemia e que foi firmada com o Geraldo Resende enquanto secretário estadual de Saúde. Quero manter este diálogo aberto, com todos os secretários municipais e dizer que toda a equipe da Secretaria de Estado de Saúde está à disposição dos municípios. A gestão do nosso governador Reinaldo Azambuja não acabou, vamos caminhar juntos para construir e deixar um legado para Saúde em todo o nosso Estado”.

COSEMS/MS pede atenção da população para o crescimento acelerado de casos de dengue

As notificações de casos de dengue estão em curva ascendente no Brasil, com vertiginoso crescimento nas últimas 4 semanas. Este ano Mato Grosso do Sul já registra 3.845 casos da doença, sendo que três evoluíram para óbito, sendo dois em Campo Grande e um em Aparecida do Taboado.

Dos 79 municípios, 15 estão em alta incidência, com mais de 300 casos por 100 mil habitantes, e 16 com média incidência, com 100 a 300 casos por 100 mil habitantes.

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Rogério Leite conta “temos abordado constantemente em nossas reuniões, a importância das notificações, capacitando os nossos profissionais para a abordagem inicial e a sempre pensar no diagnóstico diferencial, para a melhor condução em cada caso, em virtude de que muitos sinais e sintomas são semelhantes a outras doenças virais.

As ações de combate estão sendo executadas por todas as Secretarias Municipais, através dos seus profissionais da saúde, e para o sucesso da ação precisamos destacar o apoio de toda população para manter as casas, quintais limpos, livre dos focos”.

“Estamos chegando próximo de mais um feriado, é importante que todos mantenham seus quintais limpos, a dengue é uma doença grave que mata, e percebemos que muitos não estão dando a devida importância, vamos manter nossos quintais longe dos focos e nossa família em segurança”, pede o Presidente Rogério Leite.

De acordo com Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde os casos de dengue tiveram um crescimento de 85,6% até o início de abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021.

Foto: divulgação PMC

Veja o regulamento da seleção de experiências exitosas municipais em saúde do COSEMS/MS para a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” edição 2022

As experiências deverão ser inseridas até dia 29 de Abril de 2022, acessando o link: http://mostra.cosemsms.org.br/

O COSEMS/MS irá selecionar as experiências dentro dos critérios das temáticas relacionadas nesse regulamento entre as encaminhadas pelos municípios.

As experiências não necessitam ser inéditas, mas devem ser consideradas bem sucedidas, no sentido de contribuir para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população, além de estarem consoantes às temáticas e suas categorias, estabelecidas no regulamento.

As 05 melhores experiências serão indicadas para participação da 17ª “Mostra Brasil aqui tem SUS” que acontecerá no XXXVI CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE de 12 a 15 de julho de 2022 em Campo Grande/MS. Será escolhida uma experiência por município.

Confira o edital completo:

Plenárias de saúde mental aquecem discussão sobre o tema

Os municípios de MS estão realizando as plenárias municipais da Conferência de Saúde Mental, etapa obrigatória que antecede a conferência macrorregional e posteriormente a Conferência Nacional de Saúde Mental. As Plenárias municipais têm como objetivo fazer o levantamento de propostas para o debate nacional do tema.

O Presidente do COSEMS/MS, Rogério Leite reforça “Temos que discutir as portarias que estão em vigência e sua aplicabilidade, para que possamos aprimorar a rede de cuidados. Há municípios que não possuem médicos e enfermeiros, e muito menos especialistas  por mais que cada gestor tente a contratação, o que dificulta muito  a cumprir as exigências da Portaria Federal”.

“Este ano em especial, a participação dos profissionais de saúde é de suma importância. Enfrentamos uma pandemia, houve dias em que não havia leitos hospitalares, e todos estavam trabalhando na sua capacidade máxima, momentos  temorosos que gerou uma ansiedade a todos. Quero aproveitar e fazer um agradecimento a todos os profissionais que se mantiveram firmes no combate a pandemia“, complementa Rogério.

A Secretária de Saúde de Três Lagoas, Elaine Furio conta como foi a plenária “aqui em Três Lagoas tivemos uma discussão muito profícua, estamos levando várias pautas para a plenéria regional. Assim é nosso SUS, balizado na participação popular vamos construindo políticas públicas de saúde”.

A 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental (5ª CESM) terá abrangência Estadual, mediante a realização de Etapas Macrorregionais, observando o seguinte cronograma:

I – Macrorregião de Três Lagoas/MS – 05 e 06 de maio de 2022;
II – Macrorregião de Campo Grande/MS – 16 e 17 de maio de 2022;
III – Macrorregião de Corumbá/MS – 19 e 20 de maio de 2022;
IV – Macrorregião de Dourados/MS – 26 e 27 de maio de 2022.

A 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental será realizada em Campo Grande, nos dias 22 e 23 de junho, no Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Com o tema a Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços psicossociais no SUS” e o eixo principal “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

Foto: Conferência de Corumbá – Renê Marcio

Reunião Ordinária do COSEMS∕MS conta com a participação do novo Secretário de Saúde do Estado

No dia 07 (quinta), foi realizada a Reunião Ordinária COSEMS∕MS do mês de abril, no auditório da Assomasul.

Foram discutidas questões como a ativação do comitê de moralidade materna e infantil, bem como a importância das investigações dos óbitos; o credenciamento de novas equipes de atenção primária de saúde; o aumento de casos de síndrome gripal aguda grave em crianças e o 17º Congresso Nacional de Secretarias Municipais.

Nomeado em 1º de abril, o novo Secretário de Saúde de MS, Flávio Dias, que possui mais de 35 anos de Estado, contou um pouco de sua trajetória na administração pública e ressaltou que sua gestão estará pautada no diálogo e respeito mútuo “nós estamos todos juntos, conto com vocês, para uma parceria longa e frutífera. Temos ainda 9 meses do Governo Reinaldo, contem comigo, sempre pautado no respeito e tratamento harmonioso, estou à disposição de todos”.

O Presidente do Conselho, Rogério Leite, deu boas-vindas ao novo Secretário e firmou a continuidade da parceria “o  Cosems deseja muito sucesso a frente deste desafio, neste 3 anos anos e três meses que esteve na SES foi parceiro nosso,  e junto com  toda a equipe deu essa dinâmica de construção da rede”.

“Não podemos deixar de agradecer ao Geraldo Resende, todos nós, estivemos juntos, ombro a ombro lutando bravamente no enfretamento à pandemia, além de que ele sempre esteve acessível a todos os gestores. Temos avanços na saúde em todos os municípios, seja por meio de obras ou demais ações”, concluiu Rogério Leite.

A Vice-Presidente Maria Angélica Benetasso, convidou todos os municípios para participarem da mostra de experiências “vamos sediar o maior congresso de saúde pública da América Latina, temos a expectativa de receber 6 mil pessoas, temos até o dia 29 para inscrever os trabalhos para a seleção de experiências exitosas. A participação da SES e de todos é muito importante”.