Plenárias de saúde mental aquecem discussão sobre o tema

Os municípios de MS estão realizando as plenárias municipais da Conferência de Saúde Mental, etapa obrigatória que antecede a conferência macrorregional e posteriormente a Conferência Nacional de Saúde Mental. As Plenárias municipais têm como objetivo fazer o levantamento de propostas para o debate nacional do tema.

O Presidente do COSEMS/MS, Rogério Leite reforça “Temos que discutir as portarias que estão em vigência e sua aplicabilidade, para que possamos aprimorar a rede de cuidados. Há municípios que não possuem médicos e enfermeiros, e muito menos especialistas  por mais que cada gestor tente a contratação, o que dificulta muito  a cumprir as exigências da Portaria Federal”.

“Este ano em especial, a participação dos profissionais de saúde é de suma importância. Enfrentamos uma pandemia, houve dias em que não havia leitos hospitalares, e todos estavam trabalhando na sua capacidade máxima, momentos  temorosos que gerou uma ansiedade a todos. Quero aproveitar e fazer um agradecimento a todos os profissionais que se mantiveram firmes no combate a pandemia“, complementa Rogério.

A Secretária de Saúde de Três Lagoas, Elaine Furio conta como foi a plenária “aqui em Três Lagoas tivemos uma discussão muito profícua, estamos levando várias pautas para a plenéria regional. Assim é nosso SUS, balizado na participação popular vamos construindo políticas públicas de saúde”.

A 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental (5ª CESM) terá abrangência Estadual, mediante a realização de Etapas Macrorregionais, observando o seguinte cronograma:

I – Macrorregião de Três Lagoas/MS – 05 e 06 de maio de 2022;
II – Macrorregião de Campo Grande/MS – 16 e 17 de maio de 2022;
III – Macrorregião de Corumbá/MS – 19 e 20 de maio de 2022;
IV – Macrorregião de Dourados/MS – 26 e 27 de maio de 2022.

A 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental será realizada em Campo Grande, nos dias 22 e 23 de junho, no Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Com o tema a Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços psicossociais no SUS” e o eixo principal “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

Foto: Conferência de Corumbá – Renê Marcio