Previne Brasil publica desempenho do 3º quadrimestre de 2022 e 6 municípios de MS atingem pontuação máxima

O Ministério da Saúde publicou o desempenho dos municípios do Programa Previne Brasil, referente ao 3° quadrimestre de 2022. Mato Grosso do Sul possui 685 Equipes Estratégias Saúde da Família cadastradas.

Em MS, 6 Municípios alcançaram nota superior a 9 no Indicador Sintético Oficial (ISF), são eles são eles Iguatemi (9.93); Batayporã (9.7); Itaporã (9.61); Sete Quedas (9.57); Brasilândia (9.48); e Tacuru (9.14).

Iguatemi comemora a colocação, “Ficamos muitos felizes com essa conquista, é um trabalho diário, todos os indicadores são desafiadores, mas eu acredito que o indicador mais difícil de alcançar é a hemoglobina glicada, exame que mede o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue”, conta o Secretário de Saúde Iguatemi, Janssen Galhardo.

O presidente do Cosems/MS, e Secretário de Cassilândia José Lourenço Braga Liria Marin comenta “parabéns aos gestores e as equipes que conseguiram uma boa pontuação, aqueles que não alcançaram um bom desempenho contem com a rede colaborativa do COSEMS∕MS para melhorar os índices”.

São avaliados sete indicadores, são eles: a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças com um ano vacinadas na APS para Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e Poliomielite Inativada; proporção de pessoa com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no quadrimestre e a proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no quadrimestre.

A relação das avaliações pode ser consultado no link:  https://sisaps.saude.gov.br/painelsaps/isf.