Mato Grosso do Sul recebe o 1º lote com a vacina Pfizer ‘baby’ contra a Covid-19

Mato Grosso do Sul recebeu na manhã de hoje, dia 11 de novembro, o primeiro lote com 15 mil doses da vacina Covid-19 Pfizer-BioNTech, destinada a crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades.

A Presidente do Conselho de Secretarias de Saúde de MS, e Secretária de Santa Rita do Pardo Maria Angélica Benetasso comenta “em setembro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a utilização do imunizante em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, com comorbidades. Já está mais que provado que a vacina é eficaz”.

“as doses chegaram hoje cedo em Campo Grande, e logo estarão disponíveis em todos os municípios e segura, então pedimos que os pais e ou responsáveis procurem uma unidade de saúde e protejam seus filhos”, complementa Maria Angélica.

O imunizante deve ser administrado em três doses, sendo a D1, D2 com quatro semanas de intervalo, seguida por uma terceira dose, com menos oito semanas após a aplicação da segunda dose.

A Pfizer Baby é indicada para crianças com: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática, sendo necessário fazer a comprovação na sala de vacinação.