Gestores de Saúde participam da Oficina Previne Brasil

Hoje, dia 4 de novembro, em Campo Grande, está acontecendo a Oficina Previne Brasil, evento destinado aos Gestores de Saúde e coordenadores da Atenção Primária, com o objetivo de oferecer treinamentos e promover debates sobre os componentes do programa.

Durante a abertura o Presidente do Cosems MS, Rogério Leite ressaltou a relevância do encontro “este é um grande evento, um importante passo para todos os gestores municipais. Por muitos anos a saúde pública esteve vinculada somente a assistência hospitalar. Hoje é um dia de adquirir conhecimento e condições de executar as ações promoção e prevenção de saúde pública na esfera da atenção primária.”

A amplitude da atenção primária foi abordada pelo Diretor Financeiro do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisam Hamida “a atenção básica supre 80% da demanda da saúde pública, é um desafio fazer uma saúde básica bem feita e que seja resolutiva, o financiamento adequado é fundamental, os indicadores são o nosso ‘calcanhar de aquilhes’, temos que discutir o tema para melhorar o desempenho de todos os municípios”.

O Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Parente Câmara reforçou seu compromisso com o financiamento federal “quem trabalha bem, quem segue as diretrizes não pode perder nenhum centavo, temos o compromisso de aumentar os recursos. Fizemos questão desta capacitação ser presencial, pois essa troca de conhecimento e experiência é de fundamental”.

O Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou grande trabalho realizado por todos gestores “o enfrentamento da Covid nos mostrou que somos capazes de realizar outros enfrentamentos, temos vários desafios pela frente pós covid, e juntos poderemos avançar cada vez mais.  Temos mais de 4 mil agentes comunitários em nosso Estado e vários pontos que vamos avançar”.

As oficinas estão sendo transmitidas ao vivo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=uIsLyFn01_0

O evento é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com o CONASS, CONASEMS, COSEMS e SES.