Cosems/MS alerta para início do período endêmico e aumento de casos de dengue
Com a proximidade do verão e do período chuvoso, os casos das arboviroses começam a aumentar, como a dengue, zika, chikungunya e a leishimaniose.
Com 11.178 notificações até a semana epidemiológica nº 42, encerrada no dia 27 de novembro, Mato Grosso do Sul ocupa o 4ºlugar dos 27 Estados Brasileiros de maior incidência da dengue, sendo que 25 municípios do Estado já estão em alta incidência, registrando acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Este ano 13 pessoas já faleceram em decorrência da doença.
O Presidente do Cosems/MS, Rogério Leite reforça “neste período, temos que fazer um intenso trabalho educativo e preventivo, visando evitar um surto nos meses de pico, que geralmente inicia-se em dezembro e segue em curva ascendente até março”.
“MS é um estado endêmico, que sofre com este problema há anos. É preciso que todos entendam que o combate à doença é uma função do poder público e de toda a população. Pois, os focos do mosquito concentram se principalmente nos quintais, dentro de materiais inservíveis que estão descartados de forma inadequada”, complementa Rogério.
Em 2020 MS teve 52.281 notificações de dengue e 43 óbitos.
Foto: Laguna Carapã