Estão abertas as inscrições para o Aperfeiçoamento, não fique de fora!
Trabalhadores da saúde de todos os níveis da atenção da saúde do SUS já podem se inscrever no Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde! A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), à Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e a A.C. Camargo Cancer Center. As inscrições podem ser feitas de 10 a 30 de dezembro no Portal do Conasems.
O Aperfeiçoamento tem como objetivo tornar a Atenção Primária ainda mais resolutiva, de modo que o sistema de saúde seja coordenado a partir do primeiro contato do usuário com o SUS. Dessa forma, a maioria das queixas de população poderão ser solucionadas em um primeiro momento garantindo o bem estar do paciente com mais agilidade.
ACESSE O FAQ DO APERFEIÇOAMENTO
Para formular este projeto inovador, foram ouvidos os profissionais da ponta, com o intuito de identificar as principais lacunas de conhecimento dos profissionais de toda a rede de atenção do SUS e aprimorar o atendimento de toda a rede.
Serão 22 meses de aulas virtuais, gratuitas e autoinstrucionais disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conasems. O Aperfeioamento conta com 360 horas de conteúdo distribuídas em 37 disciplinas e módulos temáticos. Sendo eles:
- Princípios Fundamentais da Aps e do SUS;
- A Coordenação do Cuidado da APS;
- Estratificação e Classificação de Risco na APS;
- Uso de Sistemas de Informação na Gestão Clínica;
- Saúde Bucal na APS;
- Avaliação e Monitoramento na APS;
- Oncologia na APS;
- Saúde Mental na APS;
- Abordagem do Paciente Neurodivergente;
- Cuidados por Ciclos de Vida
- Condições Crônicas não Transmissíveis;
- Condições Crônicas Transmissíveis;
- Cuidados Paliativos na Atenção Primária;
- Promoção da Equidade nos Territórios da APS;
- Manejo de Eventos Agudos de Baixa Complexidade e Pequenos Procedimentos na Atenção Primária.
A certificação de conclusão do aperfeiçoamento se dará quando 70%, no mínimo, for alcançado nas atividades propostas.
O projeto tem como público-alvo as equipes da Rede de Atenção à Saúde, preferencialmente da APS, mas não exclusivamente: profissionais da Vigilância em Saúde, Atenção Especializada em Saúde e outros de nível médio e superior também podem participar.









