Cerca de 220 técnicos e servidores que atuam na gestão financeira da saúde, nos âmbitos estadual e municipal, participam nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), em Campo Grande, de capacitação voltada ao aprimoramento do uso de ferramentas orçamentárias para aumentar a eficiência na aplicação de recursos públicos.
Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o Siops é uma ferramenta poderosa para análise e planejamento que, quando bem alimentado, permite avaliar se os recursos destinados à atenção primária, aos hospitais ou à vigilância epidemiológica estão sendo aplicados de forma adequada e medir os resultados dessas alocações em indicadores de saúde.
“O sistema de informação é essencial para que possamos futuramente realizar uma análise de dados robusta e construir informações estratégicas. Com isso, conseguimos avaliar e planejar políticas públicas em saúde que efetivamente melhorem não apenas o acesso, mas toda a estrutura dos serviços de saúde que temos a obrigação de oferecer à população”, garantiu o secretário.
A secretária Municipal de Saúde de Bonito, Ana Carolina Colla, representando o Cosems/MS, reforçou o caráter formativo do encontro. “Falar de Siops não é apenas falar de alocação de recursos. É compreender exatamente onde e como estamos aplicando nosso financiamento em saúde. Agradeço a atenção, especialmente neste momento em que muitos gestores estão iniciando agora no trabalho com a prestação de contas e na gestão da saúde”, afirmou.
O evento é promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Planejamento e Programação Orçamentária, e Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Ministério da Saúde.
https://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2025/06/capacitacao-Siops-Secretaria-de-Estado-de-Saude-4-1.jpeg5621280Natália Capilléhttp://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-6-300x156.pngNatália Capillé2025-06-27 13:32:382025-06-27 15:29:17Confira como foi a capacitação do SIOPS e baixe as apresentações
O Comitê Estadual do Fórum Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vinculado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, realizou na tarde desta terça-feira, dia 24 de junho, mais uma reunião com a participação do Cejusc/TJ-Saúde, da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MS).
A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo desembargador Nélio Stábile, que apresentou as atribuições do Comitê Estadual da Saúde e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (Natjus). O magistrado destacou os esforços do Judiciário para mitigar a judicialização excessiva da saúde pública e orientou os participantes sobre os conteúdos disponíveis na página institucional do TJMS voltada ao tema.
O coordenador do Cejusc/TJ-Saúde, juiz José Henrique Kaster Franco, falou sobre a atuação do centro judiciário, que prioriza a conciliação como forma de resolução de conflitos na área da saúde. Segundo ele, o Cejusc tem como princípio o diálogo entre os entes envolvidos, promovendo soluções céleres e eficazes para a população.
Na sequência, a servidora do Cejusc, Natália Romero, demonstrou o funcionamento da plataforma digital utilizada para as demandas de saúde. Explicou que, por meio da ferramenta, o cidadão pode solicitar providências diretamente ao Cejusc, que então direciona a demanda ao ente público competente.
A defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz ressaltou a parceria entre a Defensoria e o TJMS, informando que os defensores públicos são orientados a recorrer ao Cejusc antes de ingressar com ações judiciais, o que tem contribuído significativamente para a redução da judicialização.
Também presente, o procurador do Estado Rômulo Augustos Sugihara Miranda falou sobre a importância da disponibilização de substitutos terapêuticos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, muitos casos poderiam ser resolvidos com alternativas medicamentosas já disponíveis, evitando a judicialização. Ele ainda apontou que, com a troca de gestores municipais, muitas vezes há desconhecimento sobre pactuações firmadas entre municípios, o que reforça o papel estratégico do Cejusc na mediação entre os entes.
O procurador do Estado Leonardo da Matta Lavorato Schafför também abordou o tema das pactuações, destacando sua relevância para a organização e eficiência da assistência farmacêutica no estado.
A próxima reunião do Comitê Estadual de Saúde foi agendada para o dia 25 de julho.
https://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2025/06/dialogo-e1750861831938.webp535900Natália Capilléhttp://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-6-300x156.pngNatália Capillé2025-06-25 13:05:552025-06-25 13:05:56TJ promove diálogo com Assomasul e Cosems para reduzir judicialização da saúde
A arena da ExpoMinas, em Belo Horizonte, ficou lotada durante a cerimônia de premiação da 20ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que teve o maior número de experiências inscritas da história: mais de 7 mil, com participação de 1.625 municípios. Destas, 790 foram apresentadas na Mostra Nacional e mais de 70 foram premiadas.
O evento destacou-se como espaço de educação permanente em saúde. O Conasems apresentou suas estratégias educacionais e cursos online, com mais de 700 mil profissionais matriculados. Novas parcerias foram anunciadas com instituições como AstraZeneca, Roche, Takeda, Bayer, entre outras, além de um acordo com o Hospital A.C Camargo para capacitação em oncologia. Um novo prêmio para a próxima Mostra será voltado à atenção oncológica.
Durante a cerimônia, foram homenageadas personalidades históricas da Mostra, e lançadas publicações como:
“Fiocruz é SUS” (experiências de 2023),
Livro sobre experiências no Amazonas,
Catálogo e Revista com os premiados da 19ª edição.
Destaques da premiação:
Prêmios em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, OPAS e Fiocruz.
30 experiências premiadas nas Modalidades 1 e 2 do Conasems.
26 documentários produzidos sobre experiências estaduais.
Prêmio de R$ 10 mil para os seis Cosems com maior número de experiências premiadas.
O evento reforçou o compromisso com a valorização do SUS e da educação em saúde.
Confira os trabalhos premiados de Mato Grosso do Sul
WEBDOC
IMPLANTAÇÃO DA TELEINTERCONSULTA EM FISIOTERAPIA NA USF SANTA EMÍLIA CENTRO-OESTE MS CAMPO GRANDE Patrícia Nantes Monteiro
MEDALHA MODALIDADE 1 CAPITAL CENTRO-OESTE C AMPO GRANDE MS OBESIDADE: ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – USF SERRADINHO. Simone Fortunato
MEDALHA MOD1 MAIOR QUE 20MIL CENTRO-OESTE AQUIDAUANA MS SUPERANDO BARREIRAS: A JORNADA DE SUCESSO EM GRUPO PARA PORTADORES DE
HEMIPLEGIA EM AQUIDAUANA, MS. DANIELE FERREIRA DE SOUZA
https://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2025/06/WhatsApp-Image-2025-06-20-at-17.31.19.jpeg12001600Natália Capilléhttp://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-6-300x156.pngNatália Capillé2025-06-20 17:54:252025-06-20 17:55:49Emoção marcou a premiação da 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS
Nos dias 15 e 16 de junho, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Belo Horizonte, o estado de Mato Grosso do Sul marcou presença com a apresentação de 16 experiências exitosas na 20ª edição da Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”.
Os trabalhos, desenvolvidos por equipes de saúde de diferentes municípios sul-mato-grossenses, refletem o compromisso dos gestores e profissionais com a qualificação dos serviços oferecidos à população. As experiências abordam soluções criativas, inovadoras e resolutivas no enfrentamento dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) nas mais diversas realidades locais.
A delegação de Mato Grosso do Sul é composta por cerca de 90 participantes, entre gestores e técnicos municipais, que estão acompanhando a programação do Congresso. Para muitos, especialmente os que estão em início de mandato, o evento é uma oportunidade ímpar de aprendizado e troca de experiências com gestores de todo o país.
A Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” é uma das atividades centrais do Congresso Conasems e tem como objetivo valorizar as boas práticas desenvolvidas nos municípios brasileiros, promovendo a disseminação de estratégias que fortalecem a gestão local e o cuidado em saúde.
Confira a relação dos trbalhos apresentados:
DA CIDADE DO PEIXE À CIDADE SEM MOSQUITO: ITAPORÃ E O PODER DO BARRIGUDINHO CONTRA A DENGUE
TELEINTERCONSULTA EM FISIOTERAPIA NA USF SANTA EMÍLIA
Município: Campo Grande
Autores: Patrícia Nantes Monteiro, Angela Vanessa Epifânio, Luis Sergio Lellis da Costa, Bruno Alba Vieira, Delmice Aidi Medina Rocha, Julianna Rodrigues da Silva, Danielly Frangilo Aguiar
Gestora: Rosana Leite de Melo
IMPLANTAÇÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO AO PACIENTE COM DIABETES NO MUNICÍPIO DE COSTA RICA (MS)
Município: Costa Rica
Autores: Arielly Souza Mariano Ruano
Gestor: Daniel Rayckson Lemos Santos
OBESIDADE: ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – USF SERRADINHO
Município: Campo Grande
Autores: Simone Fortunato, Cristiane Maria da Silva, Maria Betina Leite de Lima, Vinicius Gabriel Beilner, Maicol Ferreira Barbosa
Gestor: Rosana Leite de Melo
VACINAS EM TEMPO: JUNTOS NA LUTA CONTRA O ATRASO VACINAL
Município: Amambai
Autores: Dayana Teodoro de Souza Gregorius
Gestor: Alessandro Godoi Barbosa
AURICULOTERAPIA: TÉCNICA COADJUVANTE NOS ATENDIMENTOS MÉDICOS EM GUIA LOPES DA LAGUNA – MS
Município: Guia Lopes da Laguna
Autores: Adriani Montiel Almeida, Stella Marys de Almeida Araújo Rios, Ademir Souza de Almeida, Eliana Elesbão dos Santos Fragoso, Elvis Aldeires Ferreira da Silva, Tabata Moraes Ouriques
Gestor: Ademir Souza Almeida
FORTALECENDO O VÍNCULO: O PAPEL ESSENCIAL DO FARMACÊUTICO NA BUSCA ATIVA DE PESSOAS COM HIV/AIDS
Município: Maracaju
Autores: Danielle Mayara Rodrigues Palhão de Rezende, Luciana Henrichsen Schmitt, Mayara da Costa Siqueira
Gestora: Chirlei Oliveira Rocha
FISIOTERAPIA EM GRUPO EM AMBIENTE RURAL: REPERCUSSÃO EM LISTA DE ESPERA DO MUNICÍPIO DE JATEÍ/MS
Município: Jateí
Autores: Daniela Cainé
Gestora: Kelly Cristina Jorge Leite
ENTREGA VOLUNTÁRIA DE RECÉM-NASCIDOS PARA ADOÇÃO: INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Município: Glória de Dourados
Autores: Renata Rigatto
Gestora: Estefânia Kintschev
https://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2025/06/WhatsApp-Image-2025-06-16-at-10.03.53.jpeg9001600Natália Capilléhttp://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-6-300x156.pngNatália Capillé2025-06-17 09:21:202025-06-17 09:25:24MS apresenta 16 trabalhos na 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS!
Como parte da programação do Congresso Conasems, aconteceu nesta segunda-feira (16), assembleia Geral Ordinária para eleição na nova diretoria do Conasems, na qual o presidente Hisham Hamida foi reeleito. Josiane Oliveira Silva Corrêa (Sec. de Deodápolis), foi eleita 1ª Vice-Presidente da Região Centro Oeste, e Janssen Portela Galhardo (Sec. de Iguatemi), Suplente do Conselho fiscal.
Cerca de 25 gestores de Mato Grosso do Sul participaram das eleições.
Campo Grande sediou, entre os dias 4 e 7 de junho, encontro presencial que marcou a conclusão do Módulo 3 da formação voltada à realização do Censo da Força de Trabalho na Saúde em Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra o curso Informação e Gestão do Trabalho na Saúde e representa uma ação inédita e estratégica para subsidiar políticas públicas voltadas à gestão do trabalho no SUS (Sistema Único de Saúde).
A proposta do censo é recensear 100% dos estabelecimentos de saúde públicos e privados em Mato Grosso do Sul. Além do censo, será realizada a capacitação dos profissionais responsáveis pelo cadastro, com o objetivo de garantir a sustentabilidade contínua na atualização e qualificação do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
Na última semana, o encontro presencial contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), da Escola de Governo-Fiocruz Brasília, da SES e do Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), que são os coordenadores estaduais, e reforçou o compromisso institucional com a qualificação da gestão do trabalho no estado.
Com a finalização dessa etapa, os articuladores regionais e recenseadores — distribuídos entre as quatro macrorregiões de saúde do estado — já estão com os planos de ação definidos para o início do trabalho de campo, previsto para julho. Esses planos orientam a abordagem junto aos estabelecimentos de saúde, definindo estratégias de contato e metodologias para garantir a coleta de dados completa, segura e eficiente.
Os recenseadores estarão identificados com crachás e credenciais, e seus perfis poderão ser consultados no site do CENITS (Centro Nacional de Informações do Trabalho na Saúde), assegurando transparência e confiabilidade ao processo.
Projeto-piloto
O projeto é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UFSM e a Escola de Governo-Fiocruz Brasília. Em Mato Grosso do Sul, a coordenação estadual é da SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, em parceria com o Cosems.
Este é um projeto piloto e inovador, desenvolvido simultaneamente em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, que servirá de referência para ações futuras em todo o país. Com dados mais precisos sobre a força de trabalho da saúde, será possível planejar melhor a distribuição de profissionais, identificar lacunas na formação e fortalecer o SUS de forma mais equitativa e eficiente.
“Aos gestores municipais, reforça-se a importância de apoiar os articuladores e recenseadores durante o trabalho de campo, garantindo o acesso às informações e fortalecendo essa importante iniciativa. O censo é um passo essencial para transformar dados em políticas públicas mais eficazes e alinhadas com a realidade da saúde no Brasil”, finaliza o Chefe do Setor de Apoio Administrativo da Coordenadoria de Gestão do Trabalho da SES, Victor Hugo Gutierre.
Com informações SES.
https://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2025/06/ae9e4413-cc3f-4d5e-b479-72972e5edd63.jpg12001600Natália Capilléhttp://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-6-300x156.pngNatália Capillé2025-06-10 08:02:122025-06-10 08:13:56Censo inédito da saúde mobiliza profissionais e avança para fase de campo em MS
Declara situação de urgência em Saúde pública, em âmbito nacional, em razão da manutenção prolongada do tempo de espera para procedimentos especializados eletivos e seus impactos na assistência, na morbimortalidade, na equidade e na capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde- SUS com vistas a combater potencial evolução para uma Emergência em Saúde Pública e desassistência em todo território nacional.
Fica declarada, em todo território nacional, Situação de Urgência em Saúde Pública, em razão do prolongado tempo de espera para a realização de consultas, exames, tratamentos e cirurgias no âmbito da Atenção Especializada, com impactos crescentes na qualidade do cuidado, na equidade do acesso e na capacidade de resposta do sistema de saúde;
A Situação de Urgência de que trata essa portaria autoriza a adoção de medidas dispostas na Medida Provisória n. 1.301, de 30 de Maio de 2025.
https://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2025/06/miniatura-site-1.png11811772Natália Capilléhttp://cosemsms.org.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-6-300x156.pngNatália Capillé2025-06-09 16:47:032025-06-09 16:51:08Portaria GM/MS n. 7.061, de 6 de Junho de 2025 – situação de urgência em Saúde pública razão da manutenção prolongada do tempo de espera para procedimentos especializados eletivos
O Programa Agora Tem Especialistas, de adesão por estabelecimentos hospitalares privados, com ou sem fins lucrativos, o atendimento de estar de acordo com as regras e os princípios do SUS;
As entidades credenciadas para atuação no Programa entenderão aos critérios estabelecidos em edital específico;
Os serviços credenciados a partir do exercício de 2026, terão disponibilidade dos créditos financeiros desta MP;
Essa MP tem validade até 2030 e conta com o valor anual de 2 bilhões de reais.