Nova presidência do COSEMS/MS assume com foco na regionalização e fortalecimento do Conselho

Com o compromisso de impulsionar a regionalização e de fortalecer o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS), a nova presidência assume com determinação e objetivos claros. Josiane de Oliveira Silva Corrêa, secretária municipal de Saúde de Vicentina, e Thiago Olegário Caminha, secretário municipal de Saúde de Maracaju, assumiram os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.

“Com base no trabalho que já estava sendo desenvolvido, temos como foco principal a continuidade do processo de regionalização da saúde, buscando garantir que toda a população do Estado tenha acesso aos serviços, fortalecendo as estruturas para que a saúde seja uma realidade em todas as regiões, atendendo efetivamente às necessidades da população”, contou Josiane de Oliveira.

“O SUS é complexo, e às vezes falta o conhecimento técnico de quem está na ponta, são inúmeras portarias e regras. Uma das missões do Conselho é essa, de levar a informação, esclarecer dúvidas seja na atenção básica, vigilância, financiamento, e todos os temas pertinentes, temos uma gabaritada equipe técnica que dá esse suporte, para fortalecer o município”, explica o e vice-presidente, Thiago Caminha.

A posse foi direta, conforme o estatuto da instituição. Josiane, que era vice-presidente, assumiu a presidência com a saída do presidente anterior, José Lourenço, que estava no cargo desde janeiro deste ano. “Não poderia deixar de agradecer ao nosso amigo, José Lourenço, pessoa de coração enorme que fará falta na diretoria, desejamos continuado sucesso”, agradece Josiane.

Josiane de Oliveira Silva Corrêa, possui vasta experiência em saúde pública, É formada Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, possui. Pós-graduação em Políticas De Saúde Informadas por Evidências, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Dr Jorge David Nasser.

Assumiu o cargo como Secretária Municipal de Saúde no ano de 2006, em Vicentina/MS, atuando também no Município de Fátima do Sul, retornou a Vicentina e permanece como Gestora Municipal por 17 anos ininterruptos, tendo a oportunidade de acompanhar grande parte do processo formativo e de construção do SUS, que tem 33 anos de existência.

COSEMS∕MS consegue doação de mais de 1 milhão de comprimidos de Captopril

O Conselho de Secretaria Municipais de Saúde de MS (COSEMS/MS) articulou junto a Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” – FURP a doação de Captopril 25 mg para os municípios de MS.

Ao todo foram recebidos 1.661.500 comprimidos que serão entregues para 57 municípios.

A Vice-Presidente do COSEMS MS Josiane de Oliveira agradece a Fundação  “a FURP é parceira do COSEMS já tem um tempo, conseguimos a doação de amoxilina e cefalexina, e agora o Catopril, um medicamento muito procurado no SUS, esta é uma maneira de auxiliar os municípios, a medicação já está disponível na sede do COSEMS para retirada”.

Um dos municípios atendidos é Ribas do Rio Pardo, que recebeu 144 caixas. “toda doação é bem-vinda, essa medicação irá auxiliar muito nossa cidade e os hipertensos atendidos aqui. Agradecemos o Conselho pela articulação e a FURP pela doação, foi de grande valia”  diz o Secretário de Saúde, Marcos André de Melo.

captopril está inserido na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), é é indicado para o tratamento da hipertensão, por reduzir a pressão arterial.

Gestores participam da Oficina “Alinhamento conceitual metodológico fase 3”

Gestores municipais e equipe técnica do COSEMS/MS participaram de Oficina para alinhamento conceitual metodológico-fase 3, realizada no dia 07 de junho, em Campo Grande.

A reunião faz parte do projeto do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) que contribui  para o desenvolvimento e a implementação do PRI (Planejamento Regional Integrado) no território, orientado por um processo de planejamento ascendente e participativo.

A vice Presistente do Cosems, Josiane de Oliveira, Secretária de Vicentina conta: “Estamos realizando reuniões mensais. O Proadi tem o objetivo de diminuir vazios assistenciais, garantir o acesso resolutivo, além de fortalece o processo de descentralização, permitindo uma gestão solidária, cooperativa com compartilhamento de responsabilidades”.

A ação ocorre com a participação da Beneficência Portuguesa de São Paulo, SES, gestores municipais e COSEMS/MS.

Saúde destina R$3 bilhões para estruturação ou assistência financeira emergencial

Entenda como o recurso pode chegar no seu Município!

A Portaria nº 544/2023, do Ministério da Saúde, estabeleceu critérios para a destinação de mais de R$ 3 bilhões para os Estados e os Municípios. Os recursos são oriundos de emenda de relatoria ao orçamento da União (RP2), com base no art. 8º da Emenda Constitucional n° 126, e poderão ser destinados para a estruturação ou para a assistência financeira emergencial tanto na atenção primária como na especializada.

ATENÇÃO PRIMÁRIA

Os recursos podem ser aplicados na estruturação a exemplo da aquisição de equipamentos médico-assistenciais; odontológicos; computadores e demais equipamentos de informática; reforma de unidades básicas de saúde; transporte sanitário eletivo, dentre outros. Também poderão ser utilizados no custeio emergencial, prioritariamente, de equipes multiprofissionais na atenção primária à saúde; equipes de saúde da família; equipes de saúde bucal; e de Centros de Especialidades Odontológicas.

ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Os recursos de estruturação podem ser aplicados na construção, reforma e ampliação de CAPS; CER; oficinas ortopédicas; na aquisição de acelerador linear para renovação dos serviços de radioterapia; na renovação de frota SAMU 192; na aquisição de transporte sanitário adaptado; e outros. Podem ser destinados para o custeio emergencial de serviços da Atenção Especializada, com prioridade para o custeio de serviços em funcionamento e com solicitação de financiamento em tramitação no Ministério da Saúde.

QUEM PODE PLEITAR OS RECURSOS:

Municípios, Estados, Distrito Federal e prestadores de serviços sem fins lucrativos.

ONDE CADASTRAS AS PROPOSTAS?

Estruturação na Atenção Primária e Especializada, devem ser cadastradas pelo InvestSUS Gestão – https://investsus.saude.gov.br;

Custeio da Atenção Primária – Assistência Financeira Emergencial, devem cadastrar por meio do sistema e-gestor AB – https://egestorab.saude.gov.br/;

Custeio da Atenção Especializada – Assistência Financeira Emergencial, deve ser feito por meio do sistema SAIPS – https://saips.saude.gov.br/.

Acesse a Portaria GM/MS nº 544/2023 – https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-544-de-3-de-maio-de-2023-480865925

COSEMS/MS participa de oficina regional, planejamento da área de gestão do trabalho e educação no SUS

Está acontecendo em Brasília/DF, nos dias 1° e 2 de junho, evento para a elaboração dos Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.
Participa da Oficina Regional a Diretora Financeira, Ângela Cristina Marques Rosa (Douradina); a Diretora de Comunicação Social Adjunta, Rosimeire Lopes de Sousa (Miranda); o Diretor de Relações Institucionais e Parlamentares Adjunto, Vinicio de Faria e Andrade (Caarapó) e a servidora do Conselho, Joilma Saldanha Borches.

“Estamos discutindo experiências de planejamento, e a partir dos relatos dos estados e serão levantados os problemas e definidas prioridades que comporão os Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”, conta Ângela Marques, Diretora Financeira do COSEMS/MS.

Com o objetivo de alinhar conceitos e métodos e fortalecer uma cultura institucional que valorize a tomada de decisão, o monitoramento e a avaliação das ações realizadas, fundadas na articulação equilibrada das racionalidades política, técnica e administrativa, que deverão permear o processo de planejamento no SUS.

A iniciativa busca consolidar o processo de planejamento participativo, construído de forma ascendente, coletiva e compartilhada, agregando os diversos atores do campo do trabalho e educação na saúde no âmbito nacional, estadual e municipal.

O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES), dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), das Escolas de Saúde Pública e Escolas Técnicas do SUS e de representantes de áreas estratégicas da gestão do SUS nos estados (gestão do trabalho, educação na saúde, planejamento, atenção primária, atenção especializada e hospitalar, vigilância a saúde).