Em Ponta Porã, SES e Cosems celebram sucesso da primeira etapa do Projeto Vebra Covid-19
Ponta Porã sediou cerimônia de encerramento da primeira etapa do Projeto Vebra Covid-19, ocorrida na manhã deste sábado, dia 10.
Durante o evento o Secretário de Saúde de Ponta Porã, e Vice Presidente do Conselho de Secretarias de Saúde de MS (Cosems-MS), Patrick Derzi enfatizou a importância da união de todos os atores da saúde “somos o Estado líder da vacinação no Brasil, graças as união da SES, do Cosems, e dos municípios. O apoio da bancada Federal, foi muito importante para a implementação do Projeto Vebra, que teve a primeira etapa encerrada com total sucesso, com aproximadamente 95 mil cidadãos vacinados”.
“Atingimos 90% de cobertura vacinal segundo o Data SUS e mais de 100% em relação ao TRE, de pessoas que possuem título eleitoral, um ganho para todo o Estado, pois os demais municípios vão receber as desses remanescentes, além das primeiras doses que seriam enviadas aos 13 municípios, além de que irá diminuir a transferência de pacientes para grandes centros”, complementa Júlio Croda, infectologista que está capitaneando a pesquisa.
Devido ao estudo, MS recebeu 165 mil desses da vacina da Janssen, dose única, destinadas a 13 municípios da faixa de fronteira, com o objetivo de criar um cinturão de imunização e de verificar a eficácia da vacina contra novas variantes, destas 61mil foram remanejadas para as demais cidades “Estudos realizados em laboratórios mostram que a vacina é eficaz para a variante Gama, nas próximas 5 semanas vamos avaliar a imunização em massa nos 13 municípios. Com a vacinação o vírus vai continuar circulando, o objetivo principal da vacina é diminuir a transmissão, hospitalização e óbitos, importante continuar com os cuidados de biossegurança”, reforça o infectologista.
“Para todos os gestores de saúde é uma total alegria e satisfação ver tantas pessoas vacinadas, tantas vidas salvas, os profissionais do SUS são os grandes responsáveis pelo sucesso da imunização em nosso Estado e também do Projeto, foram 7 dias de total dedicação para imunizar a população o mais breve possível”, conclui o Vice Presidente do Conselho, Patrick Derzi.
Esteve presente a Deputada Federal Rose Modesto, o Prefeito Hélio Peluffo e a Secretária de Estado Adjunta de Saúde, Cristine Maimone.