Setembro Amarelo: COSEMS∕MS realiza palestra sobre saúde mental no interior de MS

Setembro é amplamente reconhecido como o mês de conscientização sobre a importância da saúde mental, e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul (COSEMS∕MS) está desempenhando um papel fundamental na promoção do tema. A Presidente do COSEMS∕MS, Josiane de Oliveira, enfatiza a necessidade de capacitar a rede de saúde em todo o Estado.

“A realidade em nosso estado é muito diversa”, destaca Josiane de Oliveira. “Existem municípios muito pequenos que ainda não contam com uma rede de atendimento psicossocial estruturada. Portanto, é fundamental promover a conscientização e a capacitação destes profissionais”.

Segundo a OPAS, em 2020, durante a pandemia da COVID-19, os transtornos depressivos aumentaram em 35% e os transtornos de ansiedade em 32%. E oito em cada dez pessoas com uma doença mental grave não recebem tratamento.
Para ajudar a mudar esta realidade, o COSEMS∕MS está realizando uma série de palestras ao longo do mês de setembro.
As atividades visam informar, sensibilizar e capacitar profissionais de saúde e a comunidade em geral sobre questões relacionadas à saúde mental.

O psicólogo e apoiador do COSEMS∕MS, Éverton Constantino, ressalta a importância dessas palestras para disseminar conhecimento e combater o estigma em torno da saúde mental. “Precisamos criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para buscar ajuda quando necessário e onde profissionais de saúde estejam devidamente preparados para fornecer o suporte adequado.”

As palestras já aconteceram em semana, em Batayporã, Bela Vista e Guia Lopes.


“A conscientização e o apoio são passos essenciais para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao cuidado mental de qualidade, independentemente de onde vivam. O COSEMS está à disposição de todos os municípios, para contribuir com o fortalecimento da rede de saúde mental em nosso Estado”, complementa Josiane.