SES, Cosems e Assomasul discutem estratégias para intensificar vacinação em MS

No dia 10 de setembro, foi realizado uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MS) para discutir o processo de imunização no Estado.


Durante a reunião o presidente do Cosems Rogério Leite enfatizou, “as equipes da SES e de todos os municípios estão imbuídas nesse processo. As doses estão nos municípios, as equipes estão trabalhando diuturnamente em todos os dias da semana e muitas vezes não conseguimos ter o êxito pela falta de procura”.


“O comparecimento da população é fundamental, pois os municípios estão fazendo o que lhes compete, cabe também a população colaborar. Se hoje temos hospitais vazios e decréscimo substancial de casos positivos, isso é resultado da vacinação, mas temos sim que estudar novas estratégias para que as pessoas tomem a segunda dose e o reforço”, complementa Rogério Leite.


O Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende explica que alguns dados vêm preocupando, “das pessoas que estão indo a óbito em nosso Estado, 60% não tomaram nenhuma vacina ou tomaram apenas a primeira dose. E os outros 40% são de pessoas que tomaram as duas doses há mais de seis meses e têm mais de 60 anos”.


O presidente da Assomasul Valdir Júniorfaz um apelo, “não adianta o prefeito e o governo montar uma estrutura, distribuir as doses e a população não comparecer aos locais de vacinação. Precisamos dividir essa responsabilidade para que continuemos liderando o esse processo em nosso país”.


Participaram do encontro na manhã desta sexta-feira, além dos já citados, os prefeitos de Bela Vista, Reinaldo Piti e de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari; a diretora geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho; e o assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha.

Com colaboração de Ricardo Minela – SES.