Gestores de saúde participam das CIRs, CIB e reunião do COSEMS/MS

Nos dias 17 e 18 de março, os gestores de saúde de Mato Grosso do Sul se encontraram em Campo Grande, para participar das reuniões das Comissões Intergestores Regional-CIR, da reunião mensal do Conselho e da 346ª Reunião Ordinária da CIB.

“Após quase dois anos parados, estamos retomando as reuniões das CIRs, pactuamos que os próximos encontros serão descentralizados, para facilitar a participação dos Secretários e também dos técnicos. Este é um momento para as Macros se planejarem para levar as pautas para a CIB, muito importante a participação de todos”, explica a Diretora de Descentralização e Regionalização do COSEMS/MS, Adeliza Maria Santos Abrami, Secretária Municipal de Saúde de Brasilândia/MS.

Na reunião do Conselho, a Vice-Presidente do COSEMS/MS, Maria Angélica Benetasso apresentou o edital da 7ª Mostra de experiências municipais em saúde “as inscrições serão todas on-line, feitas pelo site:  mostra.cosemsms.org.br, até o dia 29 de abril, e as 5 melhores serão exibidas no 17º Congresso Nacional, que acontecerá em Campo Grande de 12 a 15 de julho. Um momento para mostrarmos o Brasil o incrível trabalho feito aqui no nosso Estado”.

Presidente do Conselho, Rogério Leite agradeceu os gestores pelo empenho para melhorar os estoques de sangue do Estado “muito bom ver a mobilização dos municípios em prol da campanha de doação de sangue. Seja por meio de envio de doares para a capital, ou ações descentralizadas. Os esforços de todos estão ajudando muitas pessoas que neste momento estão precisando tanto”.

Sobre os Programas Estaduais de cirurgias e exames, o Presidente conta, “Estamos imbuídos para que o Opera e Examina MS dê certo em todos os municípios, e como é um programa novo estamos alinhando os pontos que precisam, e assim diminuir a burocracia administrativa para dar mais celeridade ao processo como um todo”, conclui o Rogério Leite.  

Arboviroses

Durante a reunião do Conselho, a Gerente Técnica das Doenças Endêmicas do Estado, Jéssica Klener explanou sobre os casos de arboviroses no Estado. “Este ano temos 1.596 casos prováveis de dengue, e dois óbito, 59 possíveis de Chikungunya, e 24 de Zika. É muito importante a rede de saúde estar devidamente capacitada para fazer a notificação, bem como fazer a coleta da amostra de casos prováveis e encaminhar ao Lacen para a confirmação. E correto manejo para que assim possamos evitar os óbitos”.

Plantão do CIEVS – 24HS – 9 8477-3435

Hospital do Amor

Profissionais do Hospital do Amor apresentaram como é feito as parcerias com os municípios, por intermédio de três carretas que atuam no Estado realizando exames como mamografia e papanicolau, é possível vincular o CNES no Hospital como serviço terceirizado, para que seja contabilizado.