COSEMS-MS participa de encontro nacional e discute parcerias para fortalecer vigilância em saúde nas fronteiras
Com o objetivo de fortalecer a integração de dados entre os estados brasileiros e compartilhar experiências exitosas em saúde digital aplicadas à vigilância e assistência, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) promove hoje (11) e amanhã um encontro em Curitiba, reunindo representantes de saúde de todo o Brasil e de organizações internacionais. O evento, sediado no Palácio Iguaçu, contou com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, além de líderes do Conass, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e delegações de diversos estados.
Presente no evento, a presidente do COSEMS-MS, Josiane de Oliveira (Secretária de Saúde de Vicentina), ressaltou a importância da participação do estado no fortalecimento da vigilância de fronteiras. “Mato Grosso do Sul possui 45 municípios situados na faixa de fronteira, seja com o Paraguai ou com a Bolívia. É fundamental estabelecermos parcerias para intensificar o intercâmbio de informações entre os Centros de Vigilância (Cievs) e, assim, aprimorar a saúde pública da região.”
Participa também a Secretária de Saúde Adjunta Crhistinne Maymone.
PROGRAMAÇÃO – E evento conta contou com apresentação da plataforma Paraná saúde digital, com uma conferência magna “que plataforma queremos para abordar temas estratégicos paraa gestão estadual do SUS, palestra sobre Centro de inteligência e a importância da Comunicação, além de uma visita à sede da Sesa e Cieges estadual para apresentar o espaço digital da pasta.