Cosems/MS marca presença na Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS) participou ativamente da Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde, realizada em Brasília nos dias 13 e 14 de novembro. O evento reuniu gestores, trabalhadores, pesquisadores e instituições de todo o país para apresentar experiências desenvolvidas nos territórios no campo do planejamento e da organização da força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nas produções resultantes da Formação em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS (PDFTS).
A iniciativa destacou práticas que valorizam a gestão do trabalho de forma qualificada, alinhada aos princípios do SUS, respeitando as especificidades de cada território e impulsionando soluções criativas e inovadoras para as demandas locais.
Mato Grosso do Sul teve forte representatividade, com três trabalhos apresentados na modalidade banner, sendo eles:
Dimensionamento da Força de Trabalho na APS de Itaporã (MS): Diagnóstico e Diretrizes Operacionais;
Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde da Unidade de Terapia Intensiva – Adulto de um Hospital Universitário em Mato Grosso do Sul;
Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – Unidade de Pronto Atendimento Médico.
Além disso, o estado levou duas experiências em formato de comunicação oral:
Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Primária em Aquidauana-MS;
Dimensionamento da Força de Trabalho no Centro Cirúrgico da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande,
Participaram do evento os apoiadores da Macro Região Centro, Éverton Constantino; e da Macro Costa Leste, Adeliza Abrami.
A programação da Mostra incluiu ainda debates sobre temas essenciais para o fortalecimento da gestão do trabalho no país, como o protagonismo dos trabalhadores do SUS na construção e aplicação de metodologias de gestão do trabalho na Atenção Primária à Saúde, além das inovações e desafios na institucionalização do planejamento da força de trabalho na Atenção Especializada.




