COSEMS/MS destaca importância da integração entre saúde, meio ambiente e agricultura no III Symposium One Health
COSEMS/MS destaca importância da integração entre saúde, meio ambiente e agricultura no III Symposium One Health
Aconteceu nesta terça, dia 14 a abertura do III Symposium One Health – Saúde Única. O evento reúne especialistas e gestores em mesas-redondas, palestras e debates sobre hospitais verdes, unidades sustentáveis, inovação tecnológica no SUS, mudanças climáticas e a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante a abertura, realizada na terça dia 14, no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, a vice-presidente do COSEMS/MS, Aline Cauneto, reforçou a necessidade de integração entre diferentes setores para fortalecer as políticas públicas de saúde.
“A pandemia nos ensinou, de forma dolorosa, o quanto somos interdependentes. As doenças não conhecem fronteiras entre espécies ou territórios — e é por isso que precisamos fortalecer a integração entre os setores, com diálogo e corresponsabilidade entre as secretarias de saúde, agricultura, meio ambiente e educação”, destacou Aline.
Ela ressaltou ainda que a proposta da Saúde Única (One Health) vai além da ciência: representa uma visão ética e sustentável de sociedade, que propõe repensar práticas e promover vigilância integrada entre as áreas.
Participaram da mesa de abertura a secretária de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone; o secretário adjunto da SEMADESC, Artur Henrique Falcette; a superintendente do IBAMA/MS, Joanice Battilani; o chefe da Embrapa Gado de Corte, Antônio Rosa; e o coordenador distrital do DSEI, Lindomar Terena.
