Anastácio e Corumbá são premiados na Mostra Brasil, aqui tem SUS

 A 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS realizada durante o XXXVI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, premiou os municípios de Anastácio e Corumbá em três categorias: por temática, por Estado e pelo IdeaSUS da Fiocruz.

O Programa Povo das Águas: A Busca da equidade em saúde nas águas do Pantanal sul-mato-grossense, foi o ganhador de duas premiações: um documentário do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS” e a medalha e o certificado de reconhecimento do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), conforme cada uma das 13 áreas temáticas da 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”.

De acordo com os autores do projeto Povo das Águas, Adriana Romão de Oliveira (autora), Rosemarie Dias Fernandes da Silva (coautora) e Rogério dos Santos Leite (coautor), a iniciativa levou os serviços do SUS até os povos do Pantanal sul-mato-grossense. “Esta experiência representa o atendimento a direitos básicos a populações ribeirinhas, além da manutenção da qualidade de vida. Ao recebermos essa premiação, temos a certeza de que nosso trabalho vem sendo realizado com êxito, pois conseguimos passar por meio de nossa apresentação o quão importante são essas ações a comunidades isoladas do Pantanal sul-mato-grossenses”. celebrou a autora do projeto, Adriana Romão.

Cabe destacar a conquista do terceiro prêmio pelo município de Anastácio, IdeiaSUS – “Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia”, onde a Fiocruz acompanhará por um ano o projeto Implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio-MS: Uma realidade possível, que posteriormente dará origem a publicação de um livro e um vídeo. Para um dos autores do projeto, Éverton Villazante Constantino, a premiação reconhece o serviço prestado desde 2017 pelo município. “Estamos há cinco anos trabalhando com a saúde mental aqui em Anastácio e já atendemos 690 pacientes. Hoje a equipe conta com três profissionais de saúde mental, que fazem atendimento nas escolas, palestras, rodas de conversa e uma assistência social que faz visita, atendimento domiciliar dessas famílias e a nossa psiquiatra, que atende todos os pacientes que chegam à rede”, celebrou.

Por fim, a presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de saúde de Mato Grosso do Sul), Maria Angélica Benetano, expressou o orgulho do Estado em receber o evento. “Ficamos muito felizes em sediar esse evento e também por termos dois municípios premiados. Então levar, mostrar para o Brasil o SUS que dá certo, o que é feito aqui em Mato Grosso do Sul é muito gratificante”, ressaltou.

Ao todo, 336 experiências exitosas foram apresentadas na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. Nesta edição, a Fundação Oswaldo Cruz, a Organização Opas (Pan-Americana da Saúde) e o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) uniram-se ao Conasems para ampliar a valorização das ações desenvolvidas nos municípios, por meio de prêmios específicos. A coordenadora da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, Márcia Pinheiro, destacou o propósito maior do evento, que é incentivar que os trabalhadores e trabalhadoras contem sobre sua atuação e troquem experiências no momento do congresso. “A mostra é um espaço de compartilhamento, mais do que de competição. Portanto, as premiações têm um papel de estímulo”, ressaltou.

Com informações: Conasems e O Estado de MS

Fotos: Conasems