Presidente do Conasems participa da 188ª reunião do Cosems/MS

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS) realizou, na última quinta-feira (21), a sua 188ª reunião ordinária no auditório da Assomasul, em Campo Grande. O encontro reuniu gestores municipais de saúde de todo o estado e contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, reforçando a importância da articulação nacional na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na pauta, foram discutidos temas estratégicos para a saúde pública em Mato Grosso do Sul, como a pactuação do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção Psicossocial (PAR da RAPS), a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a atuação do Grupo Condutor da Política de Atenção Especializada (PATE).

Outro ponto de destaque foi a apresentação sobre o processo eleitoral do Cosems/MS, conduzida pelo assessor jurídico Dr. Fábio Carvalho Mendes, que trouxe esclarecimentos sobre o pleito da entidade.

Em sua fala, o presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, destacou os desafios enfrentados pelos gestores municipais de saúde e a responsabilidade de integrar a diretoria do conselho. Ele anunciou ainda que será implantado o sistema de Compliance no Conasems, um conjunto de políticas, procedimentos e controles internos que asseguram o cumprimento das leis, regulamentos, normas e padrões éticos nas operações da instituição.

Hisham também fez questão de agradecer à presidente do Cosems/MS, Josiane de Oliveira, pelo trabalho realizado nos últimos anos:

“Temos grandes avanços na gestão do Cosems/MS, que podem ser comprovados pelos relatórios de auditoria. Quero agradecer, em nome de toda a diretoria, por tudo o que você contribuiu também no âmbito nacional pelo SUS”, afirmou.

Na ocasião, foi realizada uma homenagem à atual presidente, que após dois anos de mandato deve deixar a diretoria em breve. Emocionada, Josiane de Oliveira agradeceu o apoio recebido durante sua gestão:

“Agradeço a união da diretoria que esteve comigo neste período, aos demais secretários e, hoje em especial, à presença do nosso presidente nacional. Em 20 anos de atuação pelo SUS, tenho a grata satisfação de ter deixado amigos por onde passei. E agradeço também à minha família, que sempre entendeu as abnegações que tive que fazer ao longo da minha vida pessoal.”

Representando a diretoria e os secretários municipais de saúde de Mato Grosso do Sul, o diretor administrativo Jansen Portela também prestou homenagem e destacou os avanços obtidos pelo Cosems/MS:

“É nítido o tanto que o Conselho avançou, seja na prestação de contas ou na consolidação de um SUS forte para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Em nome de toda a diretoria, temos muito orgulho desse trabalho coletivo”, afirmou.

A presença de Hisham Hamida, as homenagens à presidência e os reconhecimentos à gestão marcaram a reunião como um momento de integração e fortalecimento da saúde pública municipal em Mato Grosso do Sul.

Cosems contribuiu com a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Caarapó

o dia 13 de agosto, Caarapó realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Planejar a Saúde com Participação Popular: Desafios e Compromissos no SUS Municipal”.

O evento contou com a participação do COSEMS/MS, representado pelo assessor técnico Halex Mairton Barbosa Gomes, que trouxe importantes reflexões sobre os desafios e as perspectivas da gestão municipal de saúde, reforçando a importância do diálogo entre gestores, trabalhadores e a comunidade.

A mesa de abertura reuniu a prefeita de Caarapó, Maria Lurdes Portugal, a secretária municipal de Saúde, Beatriz da Silva Romeiro Biagi, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tania Regina. A Conferência se consolida como um espaço democrático e participativo para debater políticas públicas, planejar ações de melhoria no atendimento à população e fortalecer o controle social no SUS.

A programação foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Caarapó e pode ser revista pelo link:

Representantes do Cosems/MS participam da oficina de Boas Práticas do Conasems

Representantes do Cosems/MS participam nos dias 11 e 12, da oficina de Boas Práticas do Conasems, realizada em Brasília.

Com a presença de membros da Diretoria, conselheiros fiscais e equipes técnicas dos demais Cosems do país, a iniciativa tem como foco fortalecer a gestão e incentivar a adoção de boas práticas nas entidades estaduais.


No encontro foram abordados: Auditoria independente e prestação de contas; Aspectos legais e responsabilidades do conselheiro fiscal; Oportunidades de melhoria e boas práticas na gestão; Captação de recursos com a OPAS; Planejamento e controle interno, além de debates e dinâmicas em grupo.


O encontro fortaleceu a transparência, a gestão e o apoio aos COSEMS de todo o país.

Representando Mato Grosso do Sul , participam:
Josiane Oliveira Silva Corrêa, Predidente do Cosems e Sec. de Saúde de Deodápolis;
Janssen Portela Galhardo, Diretor Administrativo e Sec. de Saúde de Iguatemi;
André Luiz Ferreira Conceição, Diretor de Relações Institucionais e Parlamentares e Sec. de Saúde de Camapuã;
Kellen Medeiros Venciguer, Diretora dos Municípios com Populações Ribeirinhas, indígena, Quilombolas e em Situação de Vulnerabilidade e Sec. de Saúde de  Miranda; e
Ludelça Dorneles dos Santos, a integrante do Conselho Deliberativo e Fiscal e Sec. Saúde de Vicentina.

Censo inédito da Saúde entra em fase de campo em MS com coleta em mais de 6 mil serviços

Após a qualificação das equipes e mobilização dos profissionais, teve início em Mato Grosso do Sul a etapa de campo do Censo da Força de Trabalho na Saúde – projeto inédito coordenado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de atualizar o perfil dos trabalhadores e dos estabelecimentos de saúde no país.

Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal foram escolhidos como territórios-piloto da iniciativa, que será posteriormente replicada em todo o Brasil. No estado, o levantamento será feito em 6.360 estabelecimentos públicos e privados, distribuídos nas quatro macrorregiões de saúde, com o apoio de uma equipe composta por 33 recenseadores e 6 articuladores regionais.

A ação é voltada exclusivamente à coleta de dados, sem qualquer caráter fiscalizatório, com foco na qualificação do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) — especialmente no que diz respeito à força de trabalho. A iniciativa é realizada em parceria com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a Escola de Governo Fiocruz-Brasília.

“Esse levantamento é essencial para entender a realidade dos profissionais que atuam no SUS e na saúde suplementar em todo o estado. Teremos uma base sólida para planejar com mais precisão a formação, alocação e valorização da força de trabalho, além de identificar lacunas na distribuição de profissionais”, afirma o superintendente de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde), André Vinicius Batista de Assis.

O recenseamento será feito por meio de contato remoto (telefone ou e-mail) e visitas presenciais aos serviços de saúde. Todos os recenseadores estarão devidamente identificados, com colete e crachá contendo as credenciais oficiais do projeto, garantindo segurança e legitimidade durante a abordagem.

Segundo Victor Hugo de Jesus Gutierre, chefe do Setor de Apoio da Coordenadoria de Gestão do Trabalho da SES, os contatos dos recenseadores com as unidades de saúde já tiveram início por telefone e e-mail. As visitas presenciais deverão ser feitas nos locais onde o contato remoto não for viável e estão previstas para começar ainda neste mês.

“Esse censo é estratégico para fortalecer as políticas públicas voltadas aos trabalhadores da saúde. É uma oportunidade de corrigirmos distorções, reconhecermos os profissionais onde muitas vezes não há visibilidade, e fortalecer a regionalização do SUS com base em evidências concretas”, reforça Victor.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Arquivo SES

Miranda realiza sua 8ª Conferência Municipal de Saúde com participação do COSEMS/MS

No dia 6 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Miranda foi palco da 8ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço fundamental de construção coletiva do Plano Municipal de Saúde.

Com a presença da vice-prefeita Elange Ribeiro, da secretária municipal de Saúde, Kellen Amedeiros de Venciguer, e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Viviane Breda, o evento promoveu o diálogo entre os profissionais da saúde e a população, reforçando o compromisso com a participação social na definição das políticas públicas de saúde.

O COSEMS/MS esteve representado pelo assessor técnico Halex Mairton Barbosa Gomes, que contribuiu com importantes reflexões sobre os desafios e as perspectivas para o fortalecimento da gestão do SUS no município.

A secretária municipal de Saúde, Kellen Venciguer, ressaltou a importância da participação do Cosems, neste espaço que é um instrumentos para ouvir a comunidade, identificar prioridades locais.

Com diálogo e compromisso, Miranda avança na construção de uma saúde mais acessível, resolutiva e de qualidade para a população.

Cosems/MS apoia a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Bonito

No dia 5 de agosto de 2025, Bonito realizou a sua a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Bonito, na Câmara dos Vereadores,

Representando o Cosems/MS, o Assessor Técnico Halex Mairton Barbosa Gomes e Silva ministrou a palestra “Planejando um SUS Humanizado nos Territórios”. Halex é enfermeiro e doutorando em Saúde e Desenvolvimento pela UFMS.

A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Colla, reforçou que as conferências são espaços essenciais para ouvir a comunidade, identificar prioridades locais e fortalecer a construção coletiva de um SUS mais justo, acessível e humanizado.

A conferência é um espaço fundamental para ouvir a população, debater propostas e construir coletivamente um SUS mais acolhedor, resolutivo e eficiente.