Mato Grosso do Sul leva três prêmios na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Cinco municípios de Mato Grosso do Sul apresentaram iniciativas de sucesso na área de imunização durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, realizada em Brasília, nos dias 18, 19 e 20 de novembro. As cidades de Selvíria, Aquidauana, Maracaju, Três Lagoas e Caarapó representaram o Estado no evento, destacando estratégias inovadoras e eficientes no fortalecimento da saúde pública.

A Presidente do Cosems-MS e Secretária de Vicentina, Josiane de Oliveira, comenta “nosso Estado foi muito bem representado, tivemos cinco finalistas e três ganhadores, isto mostra a qualidade dos profissionais da saúde, que estão realmente comprometidos com a saúde e bem estar da nossa população, parabéns a todos”.

O Município ganhador do Prêmio Conasems, vídeo documentário, foi Caarapó, Vinicio Faria, secretário de Saúde de e diretor administrativo do Cosems-MS, destacou a relevância do trabalho apresentado: “É com muita emoção e satisfação que apresentamos, pela primeira vez em Brasília, uma política pública exitosa de Caarapó. O projeto ‘Fortalecendo a Imunização: Estratégias Colaborativas para Proteger as Comunidades Indígenas de Caarapó contra a Dengue’ representa o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação, parceria e respeito às nossas comunidades indígenas. Ver esse esforço valorizado em nível nacional é um orgulho imenso e nos motiva a continuar fortalecendo a saúde pública em nosso município e em todo Mato Grosso do Sul.”

Selíviria foi ganhadora representando a região Centro Oeste, na categoria SBIm e OPAS, sendo contemplada com a participação na XXVII Jornada Nacional de Imunização, promovida pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). A autora do trabalho Patrícia Chiochetta Alves, também comemorou a vitória: “Estou emocionada. É um sinal de que estamos no caminho certo, realizando um bom trabalho para a erradicação de doenças.”

E Três Lagoas foi a campeã na categoria “Matéria Jornalística: escrita e publicação em edição especial exclusiva da II Oficina Nacional”. A vencedora, Fernanda Marega que é enfermeira, conta “É uma emoção enorme poder compartilhar com todo o país o fruto de um trabalho de dedicação e determinação na imunização. Fazemos o melhor para atender a população de Três Lagoas e ter esse reconhecimento publicado em rede nacional, mostra que estamos fazendo um bom trabalho”.

Adeiza Abrami, secretária de Saúde de Brasilândia, membro da diretoria do Cosems-MS, e representante do estado no Projeto imunizaSUS, celebrou a troca de experiências proporcionada pelo evento: “Tivemos ótimos trabalhos apresentados. Essa troca incentiva muito os municípios participantes. A Mostra acontece anualmente, e todos que se dedicam e realizam um trabalho diferenciado podem participar. Primeiro, os projetos passam por uma seletiva estadual e, depois, nacional, com todos os custos cobertos. É uma oportunidade ímpar”, afirmou.

Confira as experiências de destaque apresentadas pelos municípios de Mato Grosso do Sul:
• Selvíria: Estratégias para alcançar as coberturas vacinais no município de Selvíria e seus impactos no indicador do Previne Brasil – Patrícia Chiochetta Alves.
• Aquidauana: Para avançarmos, temos que retroceder: a volta do Zé Gotinha nas ações de imunização – Camila Mayer Mirowski.
• Maracaju: Vacinas especiais e a equipe de Atenção Primária – Daise Cristiane de Oliveira Silva.
• Três Lagoas: Declaração de vacinação atualizada (DVA): uma estratégia de vacinação de qualidade – Fernanda Marega Nery Ruiz.
• Caarapó: Fortalecendo a imunização: estratégias colaborativas para proteger as comunidades indígenas de Caarapó contra a dengue – Francisco Júnior de Oliveira Santos.

A participação de Mato Grosso do Sul no evento reforça o compromisso dos municípios com a saúde pública e a importância de iniciativas inovadoras para alcançar melhores resultados em imunização.

Fotos: Mateus Vidgal-CONASEMS

COSEMS-MS Parabeniza Experiências Municipais na 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS!”

A 19ª edição da Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS!” ocorreu nesta semana em formato on-line. Iniciado na última terça-feira (12), o evento reuniu 361 experiências exitosas de várias regiões do Brasil, com Mato Grosso do Sul apresentando 8 projetos.

A presidente do COSEMS-MS, Josiane de Oliveira, secretária de saúde de Vicentina, destacou a importância das apresentações, lamentando que a Mostra não tenha sido presencial devido ao cancelamento do XXXVIII Congresso do CONASEMS, previsto para ocorrer em Porto Alegre, cidade severamente afetada por enchentes. “Infelizmente, este ano a Mostra não pôde ser presencial, mas isso não tirou o brilho dos trabalhos, que estavam excelentes. Este ano o Cosems-MS também apresentou um trabalho, com um tema atual e importante que é a saúde mental, parabenizo a equipe do Cosems, o Apoiador Everton, a SES, e todos os envolvidos pela iniciativa e dedicação”, afirmou Josiane.

Entre os projetos de destaque, Josiane mencionou o trabalho de Selvíria, intitulado “Bem Nascer: O Impacto no Indicador do Programa Previne Brasil”, parabenizando a responsável pelo projeto, Patrícia Chiochetta, o secretário de saúde Edgar, e toda a equipe técnica envolvida. “O CONASEMS agora irá produzir um documentário sobre esse trabalho, que servirá de modelo para outros municípios do Brasil”, complementou.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Hisham Hamida, também destacou a Mostra como o maior evento de troca de experiências, educação permanente e mobilização social voltado à saúde, enfatizando o impacto positivo no cotidiano dos municípios participantes.

Municípios que Apresentaram Projetos na Mostra:

Aquidauana – “O Êxito Alcançado Através da Telemedicina nas Condições de Saúde da População de Aquidauana, MS”

Maracaju – “Programa Medicamentos Excepcionais: Ampliando o Acesso aos Medicamentos em Maracaju/MS”

Jaraguari – “Monitoramento Geoespacial de Arboviroses em Jaraguari, MS”

Três Lagoas – “Hora do Café: Espaço de Diálogo com Familiares do CAPS AD do Município de Três Lagoas/MS”

Nova Alvorada do Sul – “Pesquisa sobre o Uso e Experimentação de Tabaco em Escolares do Município de Nova Alvorada do Sul”

Selvíria – “Programa Bem Nascer: O Impacto no Indicador do Programa Previne Brasil – Município de Selvíria”

Campo Grande – “Business Intelligence (BI): Transformando a Gestão da Saúde de Urgência em Campo Grande – MS”

COSEMS – “COSEMS e SES: Uma Parceria no Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial no Mato Grosso do Sul”

Esses projetos refletem a inovação e o compromisso dos municípios, do Cosems-MS, com a saúde pública, fortalecendo o SUS e promovendo iniciativas que fazem diferença na vida da população.

Vacinação nas Fronteiras do Mercosul

Acontece hoje, dia 12 de novembro, em Ponta Porã, uma reunião para discutir a vacinação da faixa de fronteira dos municípios de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). A iniciativa faz parte de um programa do Ministério da Saúde de vacinação nas fronteiras do Mercosul.

A presidente do COSEMS-MS, Josiane de Oliveira, ressaltou: “O Programa Nacional de Imunização tem demonstrado seus resultados mundialmente. Discutir estratégias de vacinação com um grupo comprometido com essa agenda e enfrentar esses desafios por meio de um compromisso binacional certamente trará bons resultados

Durante a reunião, os Ministérios da Saúde do Paraguai e do Brasil apresentaram suas coberturas vacinais, estratégias e desafios. Em seguida, foi realizada uma discussão sobre as estratégias a serem adotadas

O objetivo do encontro foi de consensuar e planejar estratégias conjuntas com os municípios para o aprimoramento das ações de imunização nesses locais, tendo em vista as diferenças na oferta das vacinas dos calendários vacinais e a necessidade de proteção da população que transita nesses locais

Participou Ana Catarina de Melo Araujo, Coordenadora-Nacional de Incorporação Científica e Imunização; Tiago Mendonça de Oliveira, consultor no Departamento do Programa Nacional de Imunizações; Marcela Potrich Peluffo, Secretária de Saúde de Ponta Porã; Frederico Moraes, Gerente de imunização da SES; além de autoridades sanitárias do Paraguai.Acontece hoje, dia 12 de novembro, em Ponta Porã, uma reunião para discutir a vacinação da faixa de fronteira dos municípios de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). A iniciativa faz parte de um programa do Ministério da Saúde de vacinação nas fronteiras do Mercosul.

A presidente do COSEMS-MS, Josiane de Oliveira (Secretária de Saúde de Vicentina), ressaltou: “O Programa Nacional de Imunização tem demonstrado seus resultados mundialmente. Discutir estratégias de vacinação com um grupo comprometido com essa agenda e enfrentar esses desafios por meio de um compromisso binacional certamente trará bons resultados

Durante a reunião, os Ministérios da Saúde do Paraguai e do Brasil apresentaram suas coberturas vacinais, estratégias e desafios. Em seguida, foi realizada uma discussão sobre as estratégias a serem adotadas

O Objetivo do encontro foi de importância de consensuar e planejar estratégias conjuntas com os municípios para o aprimoramento das ações de imunização nesses locais, tendo em vista as diferenças na oferta das vacinas dos calendários vacinais e a necessidade de proteção da população que transita nesses locais

Participou Ana Catarina de Melo Araujo, Coordenadora-Nacional de Incorporação Científica e Imunização; Tiago Mendonça de Oliveira, consultor no Departamento do Programa Nacional de Imunizações; Marcela Potrich Peluffo, Secretária de Saúde de Ponta Porã; Frederico Moraes, Gerente de imunização da SES; além de autoridades sanitárias do Paraguai.

COSEMS-MS participa de encontro nacional e discute parcerias para fortalecer vigilância em saúde nas fronteiras

Com o objetivo de fortalecer a integração de dados entre os estados brasileiros e compartilhar experiências exitosas em saúde digital aplicadas à vigilância e assistência, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) promove hoje (11) e amanhã um encontro em Curitiba, reunindo representantes de saúde de todo o Brasil e de organizações internacionais. O evento, sediado no Palácio Iguaçu, contou com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, além de líderes do Conass, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e delegações de diversos estados.

Presente no evento, a presidente do COSEMS-MS, Josiane de Oliveira (Secretária de Saúde de Vicentina), ressaltou a importância da participação do estado no fortalecimento da vigilância de fronteiras. “Mato Grosso do Sul possui 45 municípios situados na faixa de fronteira, seja com o Paraguai ou com a Bolívia. É fundamental estabelecermos parcerias para intensificar o intercâmbio de informações entre os Centros de Vigilância (Cievs) e, assim, aprimorar a saúde pública da região.”

Participa também a Secretária de Saúde Adjunta Crhistinne  Maymone.

PROGRAMAÇÃO –  E evento conta contou com apresentação da plataforma Paraná saúde digital, com uma conferência magna “que plataforma queremos para abordar temas estratégicos paraa gestão estadual do SUS, palestra sobre Centro de inteligência e a importância da Comunicação, além de uma visita à sede da Sesa e Cieges estadual para apresentar o espaço digital da pasta.

COSEMS-MS participa do Projeto Saúde em Redes em Corumbá

Aconteceu em Corumbá, nesta segunda (11 de novembro), a 1ª Oficina Presencial do projeto Saúde Redes: estratégias para o fortalecimento da regionalização e do cuidado em rede nas regiões compostas por municípios de pequeno porte.

A coordenadora do Apoio do Cosems-MS, Aparecida Barros Bonet, inetgou o grupo de trabalho que segue até o final de 2025, com o  objetivo de fortalecer e consolidar a regionalização (processo para corrigir a desigualdade no acesso e distribuição de serviços de saúde), com foco na organização e governança da rede de atenção.

Participou gestores e técnicos dos municípios de Corumbá e Ladário. Durante o dia foi feito a Apresentação do Projeto,  Rodada de Apresentação dos participantes, Trabalho em Grupos Diversidade Momento,  Plenária de compartilhamento das reflexões grupais , Pactuações e Encaminhamentos.

O destaque desse projeto é uma metodologia que articula um ciclo de conhecimento, priorização e aprendizagem significativa, produzindo inovações em serviço que fortalecem o trabalho e a produção de conhecimento colaborativo.

Além do hospital, também são parceiros do projeto: Hospital Sírio Libanês,  O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS). 

A reunião ordinária de novembro do Cosems-MS foi realizada nesta quarta, dia 06, durante o 2º Congresso dos Municípios!

A reunião contou com cerca de 100 participantes, entre gestores e técnicos. A Presidente do COSEMS-MS, Josiane de Oliveira, “agradeço a todos os gestores e técnicos presentes, realizamos essa importante reunião mensal durante o 2º Congresso dos Municípios, além das pactuações informes a participação no Congresso é uma oportunidade de fortalecer a cooperação entre os municípios e alinhar estratégias para uma gestão eficiente da saúde”.

Durante o encontro, foi apresentado o fluxo de acesso aos medicamentos misoprostol, para tuberculose e ILTB, e hanseníase Pactuação PPI e apresentado as Pendências do DigiSUS