Previne Brasil publica desempenho e 4 municípios atingem pontuação máxima
Este mês o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022 do Previne Brasil, que avalia o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária e no qual se baseia o financiamento federal.
Ao todo são avaliados sete indicadores, são eles: cobertura citopatológico, diabetes (hemoglobina glicada), gestante saúde bucal, hipertensão (PA aferida), proporção de crianças menores de 1 anos vacinadas, pré-natal (6 consultas), pré-natal (Sífilis e HIV).
Em Mato Grosso do Sul, 4 Municípios alcançaram nota superior a 9 no Indicador Sintético Oficial (ISF), são eles Sete Quedas (9.66); Iguatemi (9.5); Jateí (9.31) e Figueirão (9,12).
Dos 79 municípios, 27 obteve pontuação de 7 a 8, o que corresponde a 34% do total; e 16 tiveram pontuação de 6 a 7, registrando 20,25% do total.
No primeiro quadrimestre do ano, que compreende de janeiro a abril, 11 municípios, tiveram o ISF menor de 5; já no segundo quadrimestre, de maio a agosto, foram 5, um aumento de mais de 100% em comparação com o período anterior.
A presidente do Cosems/MS Secretária de Santa Rita do Pardo, Maria Angélica Benetasso analisa “tivemos uma melhora dos municípios que estavam com baixa avaliação, grande parte das cidades estão com pontuação entre 6 a 8. Os municípios pequenos carecem com a falta de profissionais específicos, como médicos e especialistas, mas atingir bom índice é fundamental para o financiamento do Ministério da Saúde.”
“A cada ano que passa aumenta consideravelmente o número de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como é uma gestão tripartite garantindo uma boa pontuação receberemos mais recursos federais. Reforço aqui que temos uma excelente equipe técnica, que está à disposição dos municípios para auxiliar no que for preciso”, reitera Angélica.
O Secretário de Sete Quedas, Paulo Ferreira Santana conta quais estratégias atotadas para atingir um bom desempenho “desde 2019, quando implementamos o Previne Brasil, foi realizada uma programação entre a coordenação da atenção básica e as equipes de saúde da família, na qual foi elaborado um plano de ação para cada indicador. O que mais contribuiu com os resultados alcançados foi a busca ativa através das visitas domiciliares realizadas pelas equipes envolvidas”.
A relação das avaliações pode ser consultado no link: https://sisaps.saude.gov.br/painelsaps/isf.
Foto: Divulgação Sec. de Saúde de Bonito