10ª Mostra “MS, Aqui Tem SUS!” reúne 179 trabalhos e destaca boas práticas na saúde pública

A 10ª edição da Mostra “MS, Aqui Tem SUS!” acontece nesta quarta-feira, 9 de abril, celebrando um marco histórico: 179 trabalhos inscritos.

Segundo a presidente do Cosems-MS, Josiane de Oliveira, o evento demonstra a força do Sistema Único de Saúde no estado.“Estamos muito felizes com a expressiva participação deste ano — 33 municípios inscritos. Isso mostra a credibilidade da Mostra. Os trabalhos estão incríveis, os técnicos estão de parabéns. Há muita iniciativa bacana acontecendo em nosso estado”, destacou.

As apresentações ocorrem das 7h às 17h, na Escola Técnica do SUS Prof. Edna de Araújo Galvão e na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande. A avaliação dos trabalhos foi feita por 51 avaliadores on-line, de Mato Grosso do Sul e de outros estados, além de 43 avaliadores presenciais, incluindo professores da UEMS, UFMS, profissionais da SES/MS, da Escola de Saúde Pública, da Escola Técnica do SUS e da Fiocruz.

Os critérios de avaliação incluem:
• Apresentação oral (0 a 10 pontos);
• Relevância (0 a 30 pontos);
• Caráter inovador (0 a 30 pontos);
• Aplicabilidade (0 a 15 pontos);
• Resultados alcançados (0 a 15 pontos).

“Agradecemos sinceramente a participação de todos os avaliadores, dos secretários de saúde que estão auxiliando na organização das salas e de toda a equipe envolvida. O engajamento de todos faz toda a diferença para o sucesso da Mostra”, reforça Josiane.

Premiação e Mostra Nacional

Ao todo, 30 experiências serão premiadas. Os trabalhos classificados entre o 30º e o 17º lugar receberão menção honrosa, e todas as experiências apresentadas serão publicadas em uma edição especial da Revista da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

As 16 melhores experiências representarão o estado na 20ª Mostra Nacional “Brasil, Aqui Tem SUS!”, que será realizada entre os dias 15 e 18 de junho de 2025, em Belo Horizonte (MG).
Os prêmios incluem:
• 1º ao 5º lugar: certificado de colocação, troféu, passagem e hospedagem;
• 6º ao 16º lugar: certificado de colocação, troféu e hospedagem.

“A participação em um evento nacional, que este ano deve reunir mais de 15 mil pessoas, é uma oportunidade incrível para compartilhar e valorizar boas práticas locais na garantia do direito à saúde”, finaliza Josiane.