A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), SESC (Serviço Social do Comércio), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul, Hospital Universitário e Sociedade Brasileira de Cardiologia realizam nesta quarta-feira (4) as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Mundial de Atividade Física.

 
As atividades aconteceram na travessa José Bacha, entre as ruas 26 de agosto e 7 de setembro, no estacionamento do Mercadão Municipal de Campo Grande. Entre as atividades estão aferição da pressão arterial, IMC, aulas de dança e alongamento, orientação nutricional, pintura em face para crianças, educação no trânsito e Bioimpedância.
 
De acordo com a SES, as atividades relacionadas às duas datas comemorativas serão realizadas no mesmo dia devido à Semana Santa que coincidirá com as datas. O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril para marcar o aniversário da fundação da OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1948. A cada ano um tema é selecionado para o Dia Mundial da Saúde, que destaca uma área prioritária de preocupação para a OMS.
 
O tema do Dia Mundial da Saúde em 2012 é o Envelhecimento e saúde com o tema "A boa saúde acrescenta vida aos anos". O foco é como a boa saúde ao longo da vida pode ajudar homens e mulheres a levarem uma vida plena e produtiva, portanto o dia será dedicado ao envelhecimento ativo e saudável.
 
Já no dia 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, criado com o objetivo de estimular práticas recreativas, esportivas, artísticas e de lazer que exigem maior trabalho muscular e, conseqüentemente, estimulam o funcionamento de todos os órgãos. O tema central para a celebração será: "Juntos para uma vida ativa e feliz"!
Fonte: www.saude.ms.gov.br