A prevenção tem sido a maior arma da Secretaria de Estado de Saúde contra o avanço da dengue em Mato Grosso do Sul, segundo a secretária Beatriz Dobashi. “Temos um trabalho de apoio aos municípios para se garantir o controle do mosquito vetor ainda em fase de larva, porque quando são insetos adultos o combate é muito mais difícil”, esclareceu, durante entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena, na manhã do dia 13/01( quinta-feira).

Dobashi reforçou ainda que a população do Estado deve estar atenta com a prevenção para evitar o surgimento de casos de dengue tipo quatro – já confirmados em Roraima e no Amazonas.

 

“É um caso grave agora também no Amazonas, antes só tinha em Roraima. Se o vírus entrar em Mato Grosso do Sul toda a população é susceptível porque aqui nós nunca tivemos casos deste tipo de dengue. Por isso nós estamos muito preocupados, queremos evitar a infestação do vetor para evitar a doença”, orienta.

Outra orientação é sobre a importância de que os municípios atuem também notificando todos os casos de dengue para a secretaria através de um sistema informatizado que deve ser alimentado regularmente.

“O Estado assume todo o custo de trabalho educativo, treina os agentes, faz supervisão, repassa material para outros agentes de saúde, carros, inseticidas e equipamentos”, afirma, lembrando qual é o papel da secretaria estadual no que tange o combate à dengue. 

Fonte: Site SES/MS