O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi participou na manhã do dia 04, de uma audiência com o novo ministro da saúde, Alexandre Padilha, e os secretários, doutor Helvécio Miranda Magalhães Junior, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e Odorico Monteiro, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep). Também participaram da reunião José Enio Servilha Duarte, secretário executivo do Conasems, e os assessores Nilo Bretas e Elizabeth Mateus.

Na ocasião, Nardi elogiou o discurso político que o ministro Alexandre Padilha fez na cerimônia de transição de cargo e posse, que ocorreu no dia 03, e reforçou a necessidade do fortalecimento da Atenção Básica, das Redes de Atenção a Saúde e das linhas de cuidado, consolidando de fato o Pacto pela Saúde.

Nardi também enfatizou a importância do fortalecimento dos Cosems, e pediu ao ministro que ajude a aprovar no Senado o Projeto de Lei C 158/10 que institucionaliza o Conasems, o Conass, a Comissão Intergestora Tripartite (CIT) e as Comissões Intergestoras Bipartites (CIBs).

O doutor Helvécio Miranda Magalhães solicitou ao Conasems alguns estudos e avaliação sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com o objetivo de reconfiguração das UPAS "incluindo nas Redes de Atenção à Saúde". E outro estudo sobre os serviços de pronto atendimento que potencialmente possam a ser credenciadas e ter custeio do Ministério da Saúde.

Já o ministro Padilha pediu a ajuda do Conasems para a implementar da Rede Temática Materno Infantil, baseando-se no Pacto pela Redução da Mortalidade, e nos estudos e diagnósticos para pensar um plano de ação de enfretamento do Crack.

O ministro Padilha se comprometeu em participar ativamente de todas as discussões do Ministério, e só publicar as Portarias Ministeriais depois que sejam pactuadas em Tripartite. Para isso, ele sugeriu ao Nardi que sejam feitas teleconferências, além das reuniões da CIT.

Aproveitando o ensejo, Nardi convidou o ministro Padilha para o próximo Conares, que será realizado no dia 23 de fevereiro. O ministro prontamente aceitou o convite e reiterou a participação no Congresso do Conasems, que vai ocorrer nos dias 1º a 04 julho, em Brasília.