A presidente eleita Dilma Rousseff, do PT, anunciou no dia 20/12, por meio de nota, o nome do médico sanitarista Alexandre Rocha Santos Padilha para assumir o Ministério da Saúde. Com 39 anos, Padilha é o mais novo a assumir a pasta.

Nos últimos dois anos Alexandre Padilha esteve à frente do Ministério das Relações Institucionais (SRI), onde exercia a função de articulador político do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tendo a missão de conduzir as relações do Palácio do Planalto com o Congresso, estados e municípios. Na SRI, Padilha sempre se destacou como homem de confiança do presidente, estando à frente de muitas batalhas do Governo, como, o Pré-Sal.

Na pré-campanha da presidente Dilma Rousseff, Padilha teve uma importância significativa, sendo um dos principais estrategistas, trabalhando integralmente para ajudar a eleger os candidatos da base governista.

Formação acadêmica: Alexandre Padilha é médico infectologista, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e pós-graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Formação política: Foi membro da Comissão Executiva Estadual do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Estado de São Paulo entre 1991 e 1993 e membro da coordenação nacional das campanhas do presidente Lula de 1989 e 1994.

Atuação: 2001-2002 – Supervisor técnico do Centro de Referência em Imunização/ Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/ Superintendência de Controle de Endemias ( SUCEN) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

2001-2003 – Coordenador do Plano de Controle de Malária da Frente Etno-Ambiental Cuminapanema (Povo Zo é)/Pará – Ministério da Saúde do Brasil

2002-2003 – Coordenador do Protocolo de Cooperação Brasil e Suriname para as Ações de Controle de Malária em Fronteira/ Ministério da Saúde do Brasil-Ministério da Saúde do Suriname- Roll Back Malária/OPAS/OMS- Reserva Indígena Mapuera/ Oriximiná/Pará

2001-2004 – Coordenador do Projeto Coartemeter/Pará/Brasil (ID: A10961 ) – Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais (TDR) da Organização Mundial de Saúde.

2000-2004 – Supervisor do Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (NUMETROP/DIP-FMUSP).

2004-2005 – Diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa/Ministério da Saúde

2005-2006- Chefe de Gabinete da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República

2006-2007 – Subchefe-adjunto de Assuntos Federativos da Presidência da República

2007-2009 – Subchefe de Assuntos Federativos/Secretaria de Rel. Institucionais da Presidência da República

2009-2010 – Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.