A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quinta-feira o material informativo da campanha de combate à dengue, a ser distribuído no início do mês de outubro, período em que começa o verão, se estendendo até o mês de março de 2012. O material, que será distribuído nos 78 municípios do Estado aos veículos de comunicação, traz instruções para que a população evite situações que contribuam para o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

 
        De acordo com o secretário adjunto de saúde da SES, Eugênio Oliveira Martins de Barros, os informativos são voltados para a mudança de comportamento da população. “O material que será disponibilizado pela secretaria tem como objetivo conscientizar a população das medidas preventivas à dengue. A mudança de comportamento é necessária. A prevenção deve ser constante e não apenas quando a doença se encontra em um estágio de epidemia”, afirma o secretário.
 
        “Os materiais trazem as instruções que já conhecemos, mas que dependem da conscientização da população, como evitar jogar lixo em terrenos, manter lajes e calhas limpas e garrafas com a boca para baixo”, ressalta Eugênio.
 
        Este ano a campanha também adotou como tema o horário de verão, que começa no dia 16 de outubro, para auxiliar na prevenção à dengue. “Mesmo com uma queda considerável no número de casos de dengue em comparação a 2010 em Mato Grosso do Sul, as medidas de prevenção não devem parar, por isso também contamos com a população fazendo a sua parte”, destaca Eugênio.
 
Fonte: www.saude.ms.gov.br