O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) foi considerado a unidade com melhor estrutura e busca por melhorias para prestar atendimento oncológico e geral, em termos de condutas e processos assistenciais de acordo com o relatório da Força-Tarefa criada pelo Ministério da Saúde. A auditoria ficou encarregada de avaliar os serviços de atenção oncológica, através de inspeções entre 2010 a 2013, avaliando os serviços de oncologia da rede privada e pública no âmbito SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

 De acordo com o relatório publicado pela Força-Tarefa, das 12 não conformidades citadas nas auditorias anteriores e verificadas nas auditorias recentes realizadas no Hospital Regional, Hospital do Câncer e Santa Casa de Campo Grande, seis foram corrigidas pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, unidade gerida pelo Governo do Estado. O resultado coloca o HRMS com desempenho à frente das outras unidades avaliadas:
 

Irregularidades constatadas e corrigidas – Auditorias nº 10316 e nº 10895/ 2010 e 2011
Hospitais em Campo Grande – MS
 
Irregularidades constatadas
Correções já efetuadas
Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abraão
20
2
Santa Casa de Campo Grande
17
1
Hospital Regional
12
6
 
Os resultados positivos apontados pela auditoria mostram a correção de serviços que variam desde a reestruturação de serviços processuais à reforma de setores para atendimento. Conforme o relatório, foram corrigidos os seguintes serviços:
– Adequação dos materiais e equipamentos para o atendimento de emergência no Serviço de Terapia Antineoplástica;
– Conclusão da ampliação e reforma do setor de UTI adulta;
– Adequação dos processos de rotina de tratamento de resíduos sólidos da unidade
– A implementação de ações para o funcionamento da comissão de revisão de prontuários
– Reorganização e melhoria dos processos de trabalho do setor de faturamento;
 
Recomendações e ações imediatas
 Com a conclusão das novas avaliações e auditorias realizadas pela Força-Tarefa do Ministério da Saúde este ano, foram feitas recomendações de providências imediatas aos Hospitais avaliados em Campo Grande. Mais uma vez o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul se destaca na qualidade do atendimento, pelo índice de recomendações em comparação às outras unidades. Neste item específico a auditoria também incluiu o Hospital Universitário em Campo Grande. Das quatro unidades de saúde inspecionadas, o HRMS aparece com apenas duas recomendações recebidas:
 
Recomendações para providências imediatas/ 2013
Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abraão
Santa Casa de Campo Grande
Hospital Universitário – UFMS
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – SES/MS
12
8
4
2
 
Para o governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli, o resultado é satisfatório, mas as buscas pela melhoria dos serviços em saúde deverão continuar. “Ficamos muito contentes ao receber o relatório e verificar que nele estavam sendo frisadas algumas determinações nas quais o Hospital Regional, no que diz respeito aos serviços de oncologia, tem mostrado evolução e é considerado o melhor de Mato Grosso do Sul. São bons resultados, mas que também podemos melhorar ainda mais”, afirmou o governador.
 
Sobre as recomendações apontadas no relatório pela Força-Tarefa, André ressaltou que todas as medidas em relação ao Serviço de Radioterapia serão tomadas para que a sua instalação seja imediata. “O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul terá o seu serviço de Radioterapia em tempo hábil, sendo necessária apenas a construção da estrutura adequada como um bunker, ligações adequadas, além do prazo de testes, para que receba seus equipamentos”, disse o governador.
 Desde o início dos trabalhos de avaliação dos atendimentos oncológicos do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, contribuiu com os trabalhos da Força-Tarefa do Ministério, buscando apurar as inconsistências na instituição, com o objetivo de aprimorar a assistência.
 Com o resultado destacado pela auditoria, o HR mais uma vez reafirma o seu compromisso em manter a referência e buscar cada vez mais melhorias no atendimento a saúde da população de Campo Grande e Mato Grosso do Sul.

Fonte: www.saude.ms.gov.br