Programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” é lançado com investimento de R$ 45 milhões do Governo do Estado e R$ 7,9 milhões do Governo Federal

O Programa prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, e 42,5 mil exames diagnósticos. Os interessados podem se habilitar a partir de hoje, dia 09 de maio.

Durante a abertura o Presidente do COSEMS/MS, José Lourenço Braga Liria Marin reforça a importância do projeto. “Ainda há demanda reprimida, em paralelo esta acontecendo outro projeto, o de Regionalização dos serviços de saúde, onde estamos levantando o potencial de serviços dos municípios do interior para levar o atendimento mais próximo possível do paciente, com isso em breve teremos maior potencial assistencial, reduzindo de fato as filas”.

“Passamos por uma pandemia, as filas se constituíram novamente e agora se faz necessário um programa como esse. É para as pessoas que vamos trabalhar. Esse programa vem dar respostas para essas ações e estimativa para zerar essa fila até o final do ano”, completou o governador, Eduardo Ridel.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, ponderou que é importante os municípios se prepararem para receberem os recursos. “O que garante uma cirurgia segura não é só a infraestrutura, mas também uma equipe técnica treinada para realizar os procedimentos. Ao contratarem os procedimentos cirúrgicos deem valor àquelas pessoas que trabalham nos municípios e regiões para termos uma saúde regionalizada e descentralizada”, afirmou.

A estratégia é fortalecer a política de regionalização, com acesso aos serviços de saúde em todas as regiões do Estado para que não haja mais filas de espera.

Este presente no evento a Diretoria do COSEMS/MS.

Fotos: Adilson Selvano
Com informações do Governo do Estado.