Ontem em Brasília-DF, aconteceu a solenidade de posse da diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Reeleito presidente por unanimidade pela chapa única ‘Participação – Fortalecer a Entidade’, o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, estará à frente do conselho no biênio 2013-2015. A eleição aconteceu durante o 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em julho em Brasília.

O COSEMS/MS participa ativamente desta nova diretoria ,onde:

Diretor Administrativo Adjunto: Frederico Marcondes Neto

 

Sec. Extraordinária Assistência Farmacêutica/Centro Oeste: Silvio Carlos Suassuna de Morais (Pedro Gomes)

Sec. Extraordinária Financiamento/Centro Oeste: Adeliza Maria Santos Abrami (Nova Alvorada do Sul)

Sec. Extraordinária Município Médio Porte/Centro Oeste: Eliane Cristina Figueiredo Brilhante (Três Lagoas)

Sec. Extraordinária Planejamento e Programação/Centro Oeste: Maria Angélica Benetasso (Bataguassu)

Sec. Extraordinária Relações Interfederativas/Centro Oeste: Luís Roberto Pascotto Mariani (Terenos)

Conselho Fiscal – 5º membro: Rogério Márcio Alves Couto (Coxim)

Conselho Fiscal – 5º membro/Suplente: Dinaci Vieira Marques Ranzi (Corumbá)

 

O presidente reeleito pretende manter a mesma linha de gestão, fortalecendo a instituição, a representação dos municípios e a participação nas decisões importantes para a Saúde e a transparência na gestão da entidade. “Este é um momento histórico em que o Sistema Único de Saúde [SUS] e o CONASEMS completam 25 anos”, destacou Antonio Nardi.

Após parabenizar a nova diretoria, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente na solenidade, destacou o papel de Antonio Nardi. “É inegável o papel deste presidente na construção do consenso, na liderança do conselho e no entendimento das especificidades de cada região”, reforçou Padilha. Estavam presentes na cerimônia, os secretários do Ministério da Saúde, o senador Humberto Costa, grande defensor da Saúde no Senado, entre outras importantes autoridades. 

Na ocasião, foi entregue, pelas mãos do presidente Nardi e do Ministro Padilha, os troféus para as experiências exitosas no SUS selecionadas na Mostra Brasil Aqui tem SUS. Cada uma das regiões brasileiras foram contempladas.

A solenidade de posse integrou o encontro dos Núcleos Temáticos do CONASEMS.