Pioneira no Brasil, Dourados inicia a vacinação contra a dengue

O município de Dourados, em Mato Grosso do Sul, é o primeiro do país a iniciar a vacinação em massa contra a dengue.O imunizante deve ser aplicado em 150 mil pessoas, entre quatro e 59 anos idade, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A imunização faz parte de um projeto inédito do laboratório japonês Takeda com o município e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda.

A Presidente do COSEMS∕MS, Josiane de Oliveira conta “nosso Estado é considerado endêmico, ficamos muito feliz deste estudo ser realizado em Dourados, vão avaliar os impactos nos próximos 3 a 5 anos”

Em dezembro, o Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina Qdenga ao Plano Nacional de Imunização do SUS, ainda será definido o grupo prioritário.

A vacina apresentou, nos ensaios clínicos, eficácia geral de 80,2% contra qualquer sorotipo da dengue após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Recentemente, a OMS alertou que o Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo, responsável por mais da metade dos diagnósticos registrados globalmente. Além disso, em 2023, o país bateu o recorde de ano com mais mortes causadas pela doença.

(Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)