O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou dia 16 deste mês, na sede da Organização Pan-americana da Saúde, em Brasília, os números da Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1. O balanço apresentado pelo ministro mostra que  81 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a doença. Números esses, que segundo o ministro são constantemente atualizados pelo vacinômetro e demonstram o crescimento do percentual de pessoas vacinadas.

“Alcançamos 88% por cento de cobertura em todo o país. Essa é uma vitória importante e nos demonstra o sucesso desse grande esforço feito pelos profissionais de saúde”.

Temporão fez questão de informar que com a campanha, o Brasil bateu o próprio recorde. “Superamos a campanha de vacinação da rubéola que vacinou 67 milhões de pessoas. Isso nos leva a um novo patamar de qualidade no desempenho das campanhas de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, comemorou o ministro.

Em sua apresentação o ministro também falou sobre as medidas que o ministério vai manter para o enfrentamento da doença, principalmente agora que o inverno se aproxima. Dentre as principais medidas, Temporão destacou o investimento de R$ 270 milhões em equipamentos para leitos de UTI e para o SAMU 192, a dispensação gratuita de dois milhões de tratamentos ( que continuarão a ser distribuídos somente com a retenção da receita médica), além do treinamento de mais 500 profissionais de todo o país que atuam no SUS e em instituições de ensino.

Temporão fez ainda um agradecimento público aos profissionais que atuaram na campanha. “Quero parabenizar e agradecer publicamente os coordenadores estaduais e municipais de imunização e os vacinadores pelo excelente trabalho realizado. Todo o trabalho de monitoramento, suporte e acompanhamento nos deram a sustentabilidade para realizarmos um trabalho desse porte”.

Para a presidente do CONASS, Beatriz Dobashi o resultado positivo da campanha mostra o trabalho integrado dos três Entes Federados. “O resultado de uma campanha tão grande como essa nos faz enxergar o Pacto pela Saúde, o SUS tripartite que consegue resultados tão importantes e expressivos como esse”, finalizou.

COBERTURA DA VACINAÇÃO POR ESTADOS (%) 

Acre 86

Alagoas 82

Amapá 88

Amazonas 70

Bahia 73

 Ceará 77

Distrito Federal 84

Espírito Santo 92

Goiás 91

Maranhão 84

Minas Gerais 89

Mato Grosso 76

Mato Grosso do Sul 81

Pará 75

Paraíba 82

Paraná 106

Pernambuco 89

 Piauí 91

Rio de Janeiro 81

Rio Grande do Norte 83

Rio Grande do Sul 88

Rondônia 81

Roraima 69

Santa Catarina 97

São Paulo 97

 Sergipe 77

Tocantins 79

BRASIL 88

Fonte: Agência Saúde