Municípios se mobilizam e COSEMS/MS destaca a preocupação com o aumento dos casos de dengue

Com a aproximação do período mais chuvoso do ano, que se estende até maio, o COSEMS/MS destaca a preocupação com o aumento expressivo dos casos de dengue.

A Presidente do COSEMS/MS, Josiane de Oliveira comenta, “muitos municípios realizam no último sábado (18), o Dia D de combate à dengue, zika e chikungunya; como uma forma promover a conscientização e de lembrar a comunidade da iminência do aumento dos casos”.

Em Amambai o trabalho preventivo já começou, “toda a população já sabe que os focos se concentram principalmente em materiais inversíveis jogados nos quintais ou na natureza. Esta semana fizemos uma grande ação, com vários parceiros, no Córrego do Retiro, onde tiramos 180 sacos, de 100 litros. Pedimos encarecidamente que a população colabore, pois essa é uma luta de todos nós”, pede a Secretária de Saúde, Dirlene Zanetti Rodrigues.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, referente à semana epidemiológica nº 46/2023, datado de 21 de novembro de 2023, Mato Grosso do Sul já registrou neste ano 40 óbitos relacionados à dengue, além de 40.273 casos confirmados. A preocupação é destacada pelo fato de que 75 municípios já se encontram em situação de alta incidência da doença. A necessidade de ações coordenadas e a participação ativa da população são enfatizadas diante desse cenário alarmante.