O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou nesta quinta-feira (15) novo edital do Programa Mais Médicos. O edital prevê o provimento de profissionais em até 1500 municípios brasileiros, destes 424 ainda não possuem médicos do programa. Municípios com 20% de da população em extrema pobreza, IDH baixo ou muito baixo e de regiões altamente vulneráveis podem solicitar vagas. A partir de amanhã (16) secretários municipais de saúde e prefeitos de municípios que se adequam aos pré-requisitos e tenham interesse devem solicitar o provimento de médicos pelo sistema do programa. O prazo final para solicitação encerra dia 28 de janeiro.

Outra medida importante prevista nesse edital é a incorporação do PROVAB (Programa de valorização do profissional da atenção básica) dentro do Programa Mais Médicos. Para o Ministro Chioro “a medida tem papel fundamental no fortalecimento e qualificação da atenção básica. Não fazia sentido manter os dois programas com lógicas distintas”. A partir deste ano 2920 vagas provenientes do PROVAB vão para o Mais Médicos, e a população já beneficiada pelo programa terá segurança na continuidade do atendimento. Outra mudança é que médicos do PROVAB poderão estender sua estadia na UBS por até 3 anos.

Com este novo edital, o Programa Mais Médicos pode alcançar o número de 4149 municípios atendidos, sempre focado em localidade mais carentes de atenção médica. É importante ressaltar que os municípios participam por livre adesão, fato que segundo Chioro demostra o sucesso do programa: “O Mais médicos mostrou que todos compreendem a mudança estrutural que está acontecendo, fortalecendo a Atenção Básica.

Balanço

O Mais médicos destinou até o momento 14.462 médicos para a Atenção Básica em todas as regiões do país, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. Deste número 1486 médicos são brasileiros, 1187 médicos formados no exterior e 11429 são médicos intercâmbistas cubanos. Vale lembrar que as regras para a seleção de profissionais continuam as mesmas, com prioridade a médicos formados no Brasil, seguido por brasileiros formados no exterior, ficando para os médicos intercâmbistas as vagas remanescentes.

Fonte: www.conasems.org.br