Como uma das prioridades do governo do Estado, a saúde tem se fortalecido no interior de Mato Grosso do Sul através de investimentos da administração estadual. Como reflexo, a descentralização tem diminuído a demanda dos hospitais da Capital com o aumento do financiamento à saúde nos municípios os recursos repassados para o interior se elevaram em mais de quatro vezes entre 2006 e 2009. Conforme a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, durante entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena, o aumento da capacidade de financiamento do Estado passou de R$ 16 milhões em 2006 para R$ 70 milhões repassados aos municípios no ano de 2009.

“Os primeiros quatro anos da nossa administração foram todos voltados para este objetivo: nós celebramos um pacto em 2007 com todos os municípios de Mato Grosso do Sul e este pacto foi renovado em 2009 quando entraram os novos prefeitos. Isso envolve vários compromissos, e um deles é que o Estado aumente sua capacidade de financiamento da saúde, nós avançamos neste sentido. Então aumentou muito o valor de recurso estadual aplicado no interior. E a gente começou a organizar redes de atenção de forma descentralizada”, afirmou a secretária.

Dobashi lembrou ainda dos avanços em infraestrutura em saúde no Estado com a inauguração de novos hospitais e obras de ampliação em outros centros de saúde em municípios polo. “Nós inauguramos, nestes quatro anos, os hospitais de Fátima do Sul, de Chapadão, de Coxim e de Nova Andradina na virada do ano. Estamos com uma ampla reforma em Naviraí e em Ponta Porã, então temos 18 hospitais que são polos regionais em 11 municípios do Estado e que irão atender ainda a outras cidades”.

Segundo a secretária, somente com a abertura do hospital de Coxim foi possível reduzir em pelo menos 50% o número de pedido de vagas daquele município para Campo Grande.

Na questão sobre profissionais da saúde em atuação em Mato Grosso do Sul, Dobashi explica que os municípios já pagam salários altos, beneficiando médicos e mantendo-os atuando no interior. Como ação do governo do Estado, “nós estamos melhorando condições de trabalho, de equipamentos, de prédios e estamos montando um programa chamado ‘Tele Saúde’, onde especialistas de Campo Grande, ligados às Universidades, irão fazer teleconferências e dar apoio especializado para os médicos da saúde da família”, informou. Um dos importantes avanços apontados pela secretária está o fato de o interior do Estado já ter disponível profissionais e estrutura para cirurgias de alta complexidade.