Criando a oferta de atendimento mais complexo para a população, que já tem assistência primária nas unidades básicas de saúde. O prédio foi doado pelo Estado e recebeu da prefeitura toda a reforma para instalação. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (14) durante as comemorações do aniversário de 64 anos da cidade.

 “Jardim é um município importante em Mato Grosso do Sul e nessa região sudoeste. Nós não poderíamos faltar a esta cidade. Dentro da palavra-chave do nosso governo, que é a municipalização, temos que responder e atender às necessidades da população”, afirmou o governador André Puccinelli, ao fazer a entrega do CEM, junto com o prefeito licenciado Evandro Bazzo e o prefeito em exercício, Carlos Américo Grubert. “Por isso auxiliamos na contrapartida de emendas para obras de drenagem, cedemos esse prédio, e estamos destinando um milhão e meio para pavimentação urbana, dos quais quinhentos mil já foram repassados”, completou André.

  Fortalecimento da Saúde

 O CEM reforça a parceria entre Estado e município para assistência médica em Jardim. Com a transferência do núcleo regional de saúde, o prédio foi cedido pelo governo, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para a Prefeitura, que investiu na completa reforma para implantar no local o Centro, e melhorar o atendimento aos jardinenses.

 A partir de segunda-feira( 17), a unidade especializada já estará prestando atendimento, oferecendo a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde serviços especializados de fonoaudiologia, psicologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia, ultrassonografia, entre outros. “Em média, cerca de cem pessoas deverão ser atendidas por dia”, diz o gerente de saúde, Jorge Kafouri Junior. Ele considera a ação do poder público estadual na criação do CEM mais um ponto positivo nos investimentos em saúde que vem sendo cada vez maiores na microrregião de Jardim, onde a SES repassa recurso fundo a fundo, e também destinou verba para aquisição de aparelho de ultrassom.

 O CEM completa as melhorias que vêm acontecendo na saúde local, que passou a contar com uma unidade em funcionamento por maior período que as demais – a UBS Nestor Pereira, que atende das 7h às 22h, e tem pronto-atendimento, desafogando atendimentos mais simples que antes recaíam no hospital Marechal Rondon.

“Graças a parceria com o Estado conseguimos fazer a reforma e adquirir o ultrassom”, agradeceu o prefeito Bazzo. “Hoje é um dia de festa, de conquista, porque tivemos R$ 1,5 milhão de obras inauguradas, além do lançamento de R$ 2,2 milhões, em ações com o governo e da Prefeitura. Antigamente, não tínhamos investimentos estaduais. O que acontece agora mostra que esse governo tem o propósito de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Parlamentares estaduais e federais, lideranças locais, profissionais da saúde e prefeitos da região prestigiaram o evento de entrega de obras o aniversário de Jardim.

Fonte: Site SES