A partir desta terça-feira (28), trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) terão a oportunidade de trocar informações e experiências para o aprimoramento do setor saúde. A 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi),  reúne, até próxima sexta-feira (31) em Brasília, mais de quatro mil profissionais do setor. 

A mostra tem como objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes ao setor, além de dar visibilidade às ações de vigilância em saúde. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, participam da abertura do evento, nesta terça-feira (28).

Criada em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a mostra promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes, como controle de malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos, entre outras.

Uma novidade deste ano são as oficinas sobre diferentes temas em saúde, que começaram já nesta segunda-feira (27), um dia antes da abertura do evento. Os profissionais de saúde inscritos na Expoepi poderão debater temas importantes para a saúde pública do país, como dengue, tuberculose, HIV e Aids, áreas de promoção à saúde dentro dos municípios. Ao todo, a mostra conta com 196 palestrantes e coordenadores das atividades.

Durante o evento, serão premiados profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. A premiação será dividida em três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; profissionais de saúde que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos e ações desenvolvidas por movimento social, que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas.

Também serão realizadas palestras com especialistas, reuniões técnicas, exposições e vários estandes com temas diversos da área da saúde. A programação completa da 14ª Expoepi está no site: http://www.expoepi.org/.

SAÚDE BRASIL– Neste ano, a Secretaria de Vigilância em Saúde publica mais um livro da série “Saúde Brasil” – lançado pela primeira vez em 2004 – e que traz uma análise sobre a situação de saúde dos brasileiros. O lançamento do livro será nesta terça-feira (27) a partir das 16h15  no painel 16  “Saúde Brasil”. No painel serão debatidos os principais resultados contidos nos seus capítulos, relacionados à mortalidade infantil, materna, da mulher e do adulto jovem, entre outros temas.

EXPOSIÇÃO  – Nesta edição da mostra está aberta aos participantes a exposição “Vigilância em saúde no Brasil: resultados, inovações e desafios”. No evento, 22 painéis destacam os principais resultados alcançados e as inovações incorporadas nos anos recentes para aperfeiçoar as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos no SUS, além dos desafios que se apresentam. Os painéis exibem informações de diversas áreas, como o Programa Nacional de Imunizações (PNI), vigilância de acidentes e violências, modelo de gestão, dengue, tuberculose, entre outras.

PREMIAÇÃO – As experiências e trabalhos técnico-científicos serão premiados nas diferentes áreas constitutivas da vigilância em saúde. Foram inscritas cerca de 800 propostas para as três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; profissionais de saúde que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos; e ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas.

As melhores propostas são premiadas desde a 1ª edição da Expoepi.  Para este ano, os ganhadores receberão prêmio em dinheiro, recursos que serão transferidos para as secretarias estaduais e municipais por meio do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais. Também receberão prêmios o segundo e terceiro colocados. Outra novidade é que neste ano a escolha pelos vencedores não será feita por uma comissão de especialistas e sim pela plateia que estiver assistindo à competição.

ABERTURA DA EXPOEPI

Terça-feira: 28/10/2014

Horário: 19 horas

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Eixo Monumental – Brasília

Fonte: www.saude.gov.br