COSEMS/MS participa de Oficina de apoio à elaboração do PNAIST

Acontece em Campo Grande, nesta quarta e quinta (13 e 14 de março), uma oficina para  mapear as necessidades estaduais para elaboração do Programa Nacional de Atenção Integral à saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do SUS.

O COSEMS/MS está representado pelo Diretor Administrativo, Vinício de Faria e Andrade, Secretário de Saúde de Caarapó, e pela colaboradora Joilma Saldanha Borches. “A participação dos Cosems na elaboração do Programa Nacional é fundamental para personalizar as políticas de saúde ocupacional de acordo com as necessidades específicas de cada região, garantindo a segurança e o bem-estar dos trabalhadores do sistema de saúde brasileiro”, afirmou Vinicio.

Para a Secretária de gestão do trabalho e educação na saúde (SGTES/MS), Erica Bowes, “este é um momento de escuta dos atores sociais do estado, a fim de identificar prioridades no âmbito da saúde e segurança das/os trabalhadoras/es do SUS, construir proposições, aquecer a rede de sujeitos e afetos da gestão do trabalho na corresponsabilização coletiva para elaboração do PNAIST/SUS.”

“Precisamos promover medidas de proteção e cuidado às/aos trabalhadoras/es do SUS na perspectiva de fortalecer um trabalho decente, seguro e humanizado na saúde, que com certeza refletirá na qualidade e eficiência da atenção à saúde da população”, complementa Erica.

Participaram gestores da SES, a Superintendência Estadual do MS, representantes do Conselho Estadual de Saúde, CIST Estadual, COSEMS/MS, DSEI, trabalhadores, pesquisadores e sindicatos.


O encontro é uma realização do Ministério da Saúde, que esteve representado pela Secretaria de gestão do trabalho e educação na saúde (SGTES/MS) Érica Bowes (coordenadora geral CGVATS/DGERTS/SGETS/MS) e Márcia Diniz (COSSETS/DGERTS/SGETS); em parceria  da Universidade Federal da Bahia/Escola de Enfermagem/Grupo Gerir representado por Tatiane Araújo,Victória Almeida e Franciana Cavalcante.