Cosems MS inaugura sede própria

O dia 19 de agosto de 2021 ficará para a história do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS), depois de 17 anos de muito trabalho o Cosems inaugura sua sede própria.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Wilames Freire, do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, da promotora do Ministério Público Estadual Ana Carneiro, do Presidente da Associação dos Municípios de MS Valdir Couto da Costa Júnior e outros parceiros.

Na ocasião o Presidente do Cosems/MS Rogério Leite reiterou o compromisso do Conselho com as Secretarias de Saúde e com o estado de MS “o Cosems MS foi ativo, sendo parceiro dos municípios, estando em cada localidade de forma dinâmica, fazendo o diagnóstico situacional de cada município, construindo debates, diálogos para que pudéssemos fazer valer uma das premissas do SUS, a equidade de ações, integração da rede de saúde, melhorando a acessibilidade aos usuários do nosso estado”.

Em seu discurso a promotora do Ministério Público Estadual Ana Carneiro contou “no início da pandemia fizemos uma reunião com as autoridades do estado, e tivemos a convicção que os Secretários de Saúde seriam os soldados principais desta batalha, e o MPE se colocou ao lado do gestor para este momento que iriamos passar. Hoje a inauguração desta sede, nos mostra o aprendizado de sermos próximos, ajudantes, o MP reconhece sua importância, e temos mais convicção na defesa do SUS”.

O Presidente do Conasems Wilames destacou as dificuldades de ser gestor de saúde “o cargo de secretário de saúde, é o mais espinhoso da gestão municipal, principalmente em cidades pequenas, onde todos sabem onde o secretário mora, as pessoas vão até suas casas, levando demandas, não há feriados e nem finais de semana, é um trabalho árduo. A sede própria será um espaço para discutir as políticas públicas municipais de saúde, e decisões positivas que irão impactar diretamente da saúde da população”.

O Secretário de Estado da Saúde Geraldo Resende, falou sobre a importância da união entre todos os municípios “todos quem saber qual o milagre de MS de destacar no cenário nacional na vacinação, eu sempre respondo construímos uma unidade, nós debatemos sobre o que vamos construir, a saúde pública que nós desejamos, que o resultado é fruto de trabalho conjunto e dedicação de todos”.

“A inauguração da sede do Cosems consolida o trabalho de grande relevância no fortalecimento das políticas públicas de descentralização, regionalização e municipalização do SUS em nosso Estado”, complementa o Presidente, Rogério Leite.

Homenagens

Durante a cerimônia dois importantes servidores do Conselho foram homenageados, pelo trabalho desenvolvido, com comprometimento e profissionalismo, ao logo dos anos. Julio Maria que desenvolveu por 12 anos a função e Secretário Executivo, e Maria das Graças Leal que por 15 anos foi secretária administrativa.

Na ocasião também foi apresentado a nova logo site do Conselho.

Participou os Prefeitos de Campo Grande Marquinhos Trad, de Corumbá Marcelo Iunes, de Alcinópolis Dalmy da Silva e de Aparecida do Taboado José Natan.

A sede está localizada no Av. Eduardo Elias Zahran, 3.179, Antônio Vendas, junto a Assomassul.

Vejas as fotos da galeria:

*Fotos Edson Ribeiro