Cosems MS comemora 18 anos em defesa do SUS

Hoje, dia 20 de agosto, o COSEMS/MS celebra a maioridade, com muito a comemorar. São 18 anos dedicados à defesa, à união, ao apoio e às parcerias firmadas para promover a melhoria da saúde da população de Mato Grosso do Sul.

Para contar um pouco desta história e celebrar essa data tão importante, no decorrer do mês vamos exibir, nas redes sociais do Conselho, relatos de pessoas que compõe esta narrativa, como a Primeira Presidente do COSEMS-MS Sônia Sueko Kamitani Yokoro, a Dra. Beatriz Figueiredo Dobashi, Flávio Britto atual Secretário de Saúde de MS, e o Presidente do CONASEMS Willames Freire.

A Presidente do Conselho, Maria Angélica Benetasso conta “nesta data nós temos muito para comemorar! Lutamos juntos na maior crise sanitária mundial, que foi o enfrentamento à Covid-19. Ano passado no dia 19 de agosto, exatamente há um ano, realizamos um sonho, e inauguramos nossa sede própria. Este ano, em julho, recepcionamos o maior congresso de Secretarias Municipais de Saúde da América Latina. Nos tornamos um conselho atuante, que luta pelo SUS e a cada dia conquista mais sua independência, e o seu espaço”.

Angélica ressalta a importância de todos que fizeram parte desta história, “nesta data tão importante não poderíamos deixar de lembrar como foi o início, e das pessoas que fundaram a associação que depois se tornou o Conselho. Chegamos até aqui devido à atuação inovadora de vários atores, que sempre deram o seu melhor, todos os ex-presidentes, diretoria e equipe técnica que ao longo deste tempo ajudaram a construir o Conselho de hoje”.

“Parabéns ao nosso Cosems/MS, extensivos a todos os profissionais que atuam na saúde em Mato Grosso do Sul. Os planos continuam porque esperança, fé e perseverança não nos falta”, conclui Maria Angélica.