COSEMS/MS apoia Junho Vermelho
O próximo dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Os municípios de MS estão se mobilizando para aderir a campanha, pois devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa.
O Presidente do COSEMS/MS, Rogério Leite destaca “a doação de sangue é uma luta que o Conselho abraçou, constantemente os municípios estão se mobilizando, as cidades em que não há centro de coleta encaminham doares para os núcleos regionais, todos estão mobilizados pela causa”.
A partir deste mês toda a hemorrede passa a coletar o sangue de doadores a partir de 51 kg. Desde 2009 a coleta passou a ser apenas para quem tinha 55kg, com essa alteração a expectativa é de que mais pessoas compareçam para a doação.
O Hemosul lançou neste mês o novo Medidor de Sinais para a triagem hematológica tem feito muito sucesso e deixado os doadores mais tranquilos não tendo que enfrentar o temido ‘furo no dedinho’. Isso tem possibilitado uma doação mais tranquila a todos que comparecem nas unidades da hemorrede para este importante gesto de solidariedade.
Também foi iniciado o Projeto Selo Conexão Hemosul – empresa/instituição amiga, que vai homenagear as organizações parceiras da Rede que tanto viabilizam as ações movidas em prol da causa do sangue. Este Selo vem sendo esperado há algum tempo e torna-se realidade como marca de qualidade da empresa/instituição que tem como programa de responsabilidade social a doação de sangue e medula óssea.