Na última reunião ordinária do Conares, que ocorreu no dia 1º de julho de 2010, em Brasília, foi apresentada pelos presidentes do Cosems, uma avaliação sobre a Política Nacional da Gestão Estratégica e Participativa – ParticipaSUS.
 
Na dinâmica de apresentação foram levantados os avanços e dificuldades na implantação da Política em cada Estado, observações, situação que se encontra a Política atualmente, recursos adquiridos pelos estados. Foram apontados também os estados onde já houve o processo de municipalização da Política, quais os estados e municípios que já conseguiram implantar as ouvidoria, auditoria, providências em andamento, e desafios para os próximos anos. 
 
De acordo com Nilo Brêtas Júnior, coordenador da Assessoria Técnica do Conasems, os dados apresentados neste Conares vão contribuir e embasar as discussões com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep) sobre as estratégias para os recursos do orçamento de 2010 na saúde, de acordo com a realidade especifica de cada Consems.
 
Estiveram presentes também os Secretários Municipais de Saúde das capitais mais um representante indicado ou eleito pelos demais secretários municipais. As atividades foram conduzidas pelo presidente, Antônio Carlos Nardi e os vice-presidentes, Aparecida Linhares Pimenta e Alexandre Jose Mont?Alverne Silva.
 
O ParticipaSUS está presente em praticamente 500 municípios brasileiros.