Entre os dias 14 e 18 de novembro, ocorre em Porto Alegre o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

Mais de 8 mil participantes – entre pesquisadores, docentes, estudantes, movimentos sociais e autoridades nacionais e internacionais – são esperados para as programações que ocorrem simultaneamente nas universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O COSEMS/MS estará representado pelo Secretário Municipal de Saúde de Selvíria, Reinaldo Mendonça Costa.

Em meio à ampla grade de seminários, palestras, oficinas, mesas redondas e atividades culturais, os organizadores planejam criar mais do que um cenário de divulgação do conhecimento e de reflexões sobre rumos da saúde. A ideia, também, é propiciar interação entre academia, serviços de saúde e áreas afins. Tudo com o objetivo central de oportunizar a discussão sobre questões e alternativas para indicadores de saúde pública.

Nesta edição, o tema central do “Abrascão”, como é conhecido o congresso, será “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Durante o evento, também será apresentado um dossiê sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde e será lançada a 2ª edição do livro Políticas e Sistema de Saúde no Brasil, escrito em parceria entre Cebes, Fiocruz e Abrasco consolidando o conhecimento crítico sobre o sistema de saúde brasileiro produzido nos últimos 30 anos.

A programação completa está no site www.saudecoletiva2012.com.br