De acordo com o comentarista de saúde do Bom Dia Brasil, Luis Fernando Correia, cientistas da Universidade do Texas receberam amostras de sangue de uma epidemia de dengue ocorrida em 2007 na Malásia. Estudando esse sangue, eles encontraram um tipo completamente diferentes dos outros quatro já conhecidos. Após a análise genética, foi confirmado e apresentado num congresso na Tailândia esta semana este quinto tipo de vírus da dengue.

A dengue é um problema no Brasil. Só em 2013, 1,4 milhão de casos foram registrados. E 530 pessoas morreram. Dois terços dos casos (66,9%) são do Sudeste. Qual o perigo desse quinto vírus para o Brasil?

Existem oficialmente cinco tipos de dengue. Mas, por enquanto, este quinto tipo só foi encontrado na Malásia. "A gente não tem a avaliação do impacto clínico sobre as pessoas, mesmo do outro lado do mundo. Então, não devemos nos preocupar com isso agora. O mais importante é se preocupar com os quatro tipos de dengue já existentes no Brasil. E como ainda não temos vacina disponível, temos que evitar a proliferação do mosquito", ressalta o Dr. Luís Fernando. 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, disse que está acompanhando os estudos sobre a dengue, incluindo a do tipo 5, e que a descoberta do novo vírus não vai trazer impactos para as pesquisas já em curso para o desenvolvimento de uma vacina.

Fonte: www.g1.globo.com