A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) realiza neste sábado (18/08), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. O tema desse ano é “Leve seu super-herói ao posto de vacinação para atualização da caderneta”. A vacinação é obrigatória para todas as crianças menores de cinco anos.

O prefeito Nelson Trad Filho participa às 8:00 horas, da abertura da Campanha na UBSF do bairro Vida Nova. Em Campo Grande, os 72 estabelecimentos de saúde, incluindo as nove unidades 24 horas (centros regionais e UPA), vão disponibilizar as doses de vacina. A mobilização pela multivacinação ocorre no período de 18 a 24 de agosto.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, a campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças de até cinco anos, conforme o calendário básico de vacinação e diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis. Para isso, serão disponibilizadas as vacinas contra BCG, pólio, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rotavírus, meningocócica, pneumocócica.

“É importante melhorar a cobertura vacinal, mantendo as crianças imunizadas e com a carteira de vacinação em dia. É uma ótima oportunidade para os pais que trabalham e não podem levar seus filhos para vacinar durante a semana”, explicou a gerente técnica de Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Canaoca.

Atualização da carteira – Os responsáveis pelas crianças devem comparecer em um dos postos de saúde portando a Caderneta de Saúde da criança para que ela seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a necessidade de cada um.

Fonte: www.capital.ms.gov.br