Os investimentos no Brasil Sorridente, iniciativa do Governo Federal para oferecer saúde bucal de qualidade à população, foi tema do programa de rádio Café com a presidenta, Dilma Rousseff desta segunda-feira (06). Durante o programa de rádio, a presidenta anunciou que serão investidos R$ 3,6 bilhões no Brasil Sorridente até 2014. O programa integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e está presente em quase 90% das cidades brasileiras.
“O Brasil Sorridente já é o maior programa de atendimento odontológico público e gratuito do mundo. Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta”, declarou a presidenta Dilma. Segundo ela, o programa fornece desde a prevenção de cáries até atendimento mais especializado, como tratamento de canal ou tratamento de gengiva.
Além dos consultórios odontológicos dos postos de saúde, o Brasil Sorridente também conta com 181 unidades móveis, e está fazendo mutirões para levar o tratamento de dente ou a confecção de próteses, as dentaduras, às regiões onde vive a população mais pobre, áreas rurais e assentamentos por todo o país. Ao todo, são 21.700 equipes de dentistas e técnicos em saúde bucal distribuídas em todas as regiões do Brasil.
Ainda segundo a presidenta, em 2011 foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos em todo o país. “Esse número ainda vai crescer porque o governo federal irá, sistematicamente, comprar mais consultórios para oferecer mais serviços nos municípios brasileiros” informou.
De acordo com a presidenta, muitas pessoas deixavam de tratar seus dentes porque não tinham recursos financeiros. “O Brasil Sorridente tem uma ação muito importante, que é a colocação de próteses dentárias. As dentaduras, como são conhecidas, ajudam a resgatar a autoestima e a dar mais qualidade de vida à população. Tratar dos dentes é tratar da saúde integral da pessoa, prevenindo problemas de digestão, prevenindo problemas no coração e, até, nos rins. Todo o brasileiro e brasileira merece um atendimento integral à sua saúde e, por isso, estamos fazendo do Brasil Sorridente um dos principais programas do SUS”, afirmou a Presidenta.
Fonte: www.saude.gov.br