“É uma honra assumir novamente a presidência deste Conselho que é forte e importante para a efetividade do SUS. Espero contar com todos aqui presentes para que em mais um ano, trabalhemos para o fortalecimento do CONASS como um grande espaço de construção do Sistema Único de Saúde”. Foi assim que a secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, saudou a todos que prestigiaram nesta quarta-feira (28), em Brasília, a sua posse como presidente do CONASS. Essa é a segunda vez que ela assume o comando da instituição.
 
Na ocasião, também tomaram posse, como membros da diretoria na condição de vice-presidentes nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, os secretários de Estado da Saúde de Alagoas, Herbert Motta, de Goiás, Irani Ribeiro e de Minas Gerais, Antonio Jorge, respectivamente.
 
Beatriz Dobashi falou sobre a primeira vez em que assumiu a presidência do Conselho, em outubro do ano passado, período em que reforçou a necessidade do fortalecimento do espaço da Comissão Intergestores Tripartite de modo a requalificar as discussões com questões realmente importantes e não apenas operacionais. “Nós conseguimos uma vitória quando fizemos uma reunião extraordinária para avaliar o Pacto pela Saúde. A partir de então, temos que nos preocupar sempre em levar questões desse tipo para a CIT”, ressaltou.
 
Segundo ela, a nova gestão que se inicia, será um período com grandes projetos, dentre os quais um debate com os candidatos a presidência da república, ocasião em que o CONASS pretende apresentar os anseios e expectativas dos gestores estaduais de saúde em relação à nova gestão federal.
 
 
Dobashi falou ainda sobre o fortalecimento das prioridades pautadas desde a última gestão. “As prioridades traçadas na gestão passada devem agora, pautar as nossas conduções e as nossas decisões para esse novo período até abril do ano que vem. Quero também reafirmar o nosso compromisso com o Pacto pela Saúde, que é a nossa agenda prioritária e que já foi assumida pelo conjunto de todos os estados”.
 
Durante a cerimônia, Beatriz Dobashi lançou três novas publicações que estarão disponíveis no portal do Conass (
www.conass.org.br). São elas: Conass Documenta n. 20 – O Desafio do Acesso a Medicamentos nos Sistemas Públicos de Saúde: a publicação traz um relato do Seminário Internacional de Assistência Farmacêutica do Conass, realizado em junho de 2009, em Brasília, que trouxe a experiência de outros países na estruturação e na consolidação das políticas estabelecidas e a superação das dificuldades encontradas na área; Conass Documenta n. 21 – As Oficinas para a Organização das Redes de Atenção à Saúde: o livro apresenta a proposta metodológica da oficina de Redes de Atenção à Saúde do Conass e a sua avaliação pelas equipes estaduais, e traz também uma abordagem sobre temas relevantes para a construção de Redes de Atenção à Saúde e o Livro “Realidades e perspectivas da gestão estadual do SUS”, que a partir de artigos escritos pelos secretários estaduais de saúde, com diversos olhares sobre a gestão estadual do SUS, introduz novos elementos no vasto campo de inovações que sustentam e fortalecem a gestão do Sistema Único de Saúde.
 
Além das publicações, também foi lançada a versão em língua portuguesa da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. O professor Richard Tremblay, diretor do Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância (CEDJE), da Universidade de Montreal e Francisco Quiazua, diretor administrativo do CEDJE, apresentaram a ferramenta aos secretários de saúde. Publicada na internet, a enciclopédia reúne artigos de renomados pesquisadores e aborda 33 temas relacionados ao desenvolvimento psicossocial da criança, desde a concepção até os cinco anos de idade, além de apresentar os conhecimentos científicos mais atualizados. Cada tema é explorado sob três perspectivas: desenvolvimento, serviços e políticas, abordando três questões: Qual é sua importância? O que sabemos? O que pode ser feito? O material está disponível no endereço:
www.enciclopedia-crianca.com
 
Também estiveram presentes na cerimônia, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antonio Carlos Nardi e o representante da Organização Panamericana no Brasil (Opas) Diego Victoria.
 
Temporão parabenizou a presidente do Conass por mais essa gestão e enalteceu a iniciativa do Conass de lançar, em parceria com o Canadá, a versão em língua portuguesa da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. “A escolha da violência como tema central coloca iniciativas como essa como um grande instrumento de informação não só para os profissionais de saúde, mas também como uma questão estratégica para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
 
Fonte:Ascom do Conass