Começou no dia 15/10, em Brasília, a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças: a 13ª Expoepi. O presidente do CONASEMS, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, estava presente, representando as secretarias municipais de Saúde. Estavam presentes representantes dos estados, das secretarias do ministério da Saúde e o ministro Alexandre Padilha.

O principal objetivo da Expoepi é dar visibilidade às ações de vigilância em saúde e discutir aspectos relevantes para o aprimoramento do setor. Mais de 3 mil especialistas vão debater e trocar experiências sobre assuntos importantes para o crescimento da área de vigilância epidemiológica no âmbito federal, estadual e municipal. Dengue, DST, vacinas e a formação dos profissionais estão entre os assuntos a serem discutidos durante o evento.

Durante a mostra, serão premiados profissionais e serviços de saúde que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. Foram inscritas 540 experiências bem-sucedidas feitas pelos serviços de saúde; 148 trabalhos de profissionais que atuam no SUS e contribuem para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos; e 16 experiências com ações desenvolvidas por movimentos sociais que cooperaram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas.

A assessoria técnica do CONASEMS, participa de mesas temática até o final do evento, que acontece nesta sexta-feira (18).

A 13ª Expoepi pode ser acompanhada pelos sites www.expoepi.com.br e www.saude.gov.br/svs

Fonte: www.conasems.org.br