Após Governo do Estado anunciar que irá entregar 5º lote de vacinas na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, os Secretários de Saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul se uniram para realizar "dia D" vacinação no sábado, dia 27.

O Presidente do Cosems-MS, Rogério Leite explica “essa é mais uma ação que exemplifica o funcionamento do SUS, ação integrada entre as três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal, tripartite, para que possamos cumprir o objetivo principal deste momento, que é de imunizar as famílias sul-mato-grossenses! A maioria dos municípios do Estado irá realizar o dia D no sábado, e continuará a logística pactuada no Programa Nacional de Imunização".

O quantitativo vai garantir que os municípios concluam a vacinação de remanescentes dos grupos prioritários, como idosos acima de 80 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas.

Mato Grosso do Sul já recebeu 222.746 (vacinas), em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira (remessa) chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote desembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote foi chegar ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegou no dia 7 de fevereiro.

Foto: Município de Brasilândia