Diante das inúmeras solicitações de inclusão de novos grupos prioritários para a imunização contra a Covid-19, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde – Cosems-MS delibera em CIB, Comissão Intergestores Bipartite, realizada no dia 17 de junho, que o avanço continue por faixa etária.
“Diariamente todos os Secretários de Saúde e também a SES recebe solicitação para inclusão de novos grupos, como os jornalistas, bancários, comerciantes e advogados. Algumas categorias estão fazendo uma forte campanha, somos sensíveis a causa, mas temos que pensar na coletividade, entendemos que todas as classes são importantes, mas como no momento não há vacinas disponíveis para toda a população avançar por faixa etária é a forma mais democrática”, conta o Presidente do Conselho, Rogério Leite.
“Desta forma respeitamos e atendemos todos os trabalhadores que são essenciais dentro da cadeia produtiva, foi uma conquista do Cosems-MS para o Brasil e com certeza, dentro destas categorias há vários trabalhadores que já receberam a dose da vacina”, complementa o Presidente do Cosems MS.
Em abril, o Cosems MS realizou um pedido ao Ministério da Saúde para que os municípios pudessem vacinar por faixa etária. O pedido teve adesão do CONASS e do CONASEMS, foi aceito em 29 de abril e desde então autorizou os municípios a vacinar por faixa etária utilizando 70% das doses recebidas, em ordem decrescente de idade, até 18 anos.